Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Política 05/04/2017

Primeira vereadora homossexual, Leli toma posse e prega igualdade

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

[caption id="attachment_22069" align="alignleft" width="450"] Foto: Kauter Prado\Câmara[/caption]

Franciele Stepenovski (Pros), conhecida por Leli, assumiu o mandato de vereadora nesta quarta-feira (05), no lugar do vereador Valter de Souza (Pros), que está em licença médica até 10 de maio. Ela é a terceira suplente do Pros, mas os outros dois suplentes abriram mão da vaga.

Leli é a primeira mulher homossexual a assumir uma cadeira na Câmara de Ponta Grossa. Em seu discurso de posse, frisou que espera uma relação de respeito com os demais parlamentares, mas que não vai levantar somente a bandeira LGBT.

“Eu não preciso que os vereadores me aceitem como homossexual, eu preciso que eles me respeitem, afinal o respeito é a base de tudo e de qualquer relação humana”, comentou a parlamentar. ‘Leli’ obteve 792 votos no pleito de outubro e acabou como a terceira suplente do PROS no Legislativo Municipal. “Acredito que todos nós juntos podemos fazer mais pela cidade e por isso a minha bandeira será a da igualdade, nunca fui militante LGBT e sempre caminhei sozinha, pregando muito respeito aos outros”, contou a mais nova parlamentar.

Votação

A vereadora conseguiu uma votação expressiva já na primeira eleição. ‘Leli’ foi incentivada pelo próprio prefeito Marcelo Rangel (PPS) a ingressar na política e afirma ter conhecimento dos meandros e do funcionamento da administração pública. “Na minha campanha eu não fiz promessas, sei como funciona a administração pública e quanto é importante trabalhar junto de outros atores políticos para conseguir avanços para a cidade”, contou ‘Leli’.

O primeiro suplente do PROS era o agricultor Augusto Gruska (PROS), que obteve 1.008 votos. Gruska seria o substituto direto de Valtão, mas não deve aceitar o cargo por motivos pessoais. A vaga então ficaria com o 2º suplente, Reinaldo Santos (PROS). Santos, no entanto, possui um cargo comissionado no Poder Executivo e, segundo informações de bastidores, também não pretende ficar com a vaga temporária – ele teria que se desligar da Prefeitura para assumir a cadeira. Com isso a vaga ficou com ‘Leli’.

Bom trabalho

‘Leli’ lembra que o período de 45 dias é pequeno e rápido, mas acredita que poderá fazer um bom trabalho. “Em um primeiro momento quero me inteirar dos projetos que estão em pauta no Legislativo Municipal de Ponta Grossa para saber como me posicionar sobre essas medidas”, contou a vereadora. O PROS, partido de ‘Leli’, faz parte da base do governo de Marcelo Rangel (PPS) e a própria vereadora foi assessora do prefeito durante o primeiro mandato do alcaide no Poder Executivo. (Com informações do Portal aRede)