Política

UPA gasta cerca de R$ 25 mil por ano para reparar vandalismo

UPAAtos de vandalismo e falta de cuidado com o patrimônio público são problemas enfrentados praticamente todos os dias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Atendimento Infantil (PAI) do Santa Paula. Cadeiras danificadas, assentos de vasos sanitários quebrados, adesivos de sinalização arrancados e até mesmo pequenos furtos são alguns exemplos que custam aproximadamente 25 mil reais por ano para o Município.

De propósito

De acordo com a assistente social da unidade, Andriele Galvão, que é responsável pelo Serviço de Atendimento ao Usuário, há casos em que o paciente depreda o bem público de forma proposital, por contestar o atendimento médico ou o sistema de classificação de risco, que prioriza o atendimento para pacientes com casos mais graves. “Recentemente, tivemos um caso de uma mãe que quebrou uma urna porque a médica não deu atestado médico”, relata.

Prejuízo/mês

Com base em um levantamento realizado pela direção da UPA, o custo mensal para reparar os danos mais urgentes e que oferecem risco à segurança física de pacientes e profissionais, como bancos e cadeiras quebradas e assentos de vasos sanitários soltos ou arrancados, somam mais de R$ 2 mil reais. Um dinheiro que poderia ser investido em melhorias para o espaço e em prol do bem estar da população.

A depredação do mobiliário da UPA, além do prejuízo financeiro, também traz incômodo para os usuários, pois, até que seja realizado o reparo, acabam enfrentando mais um problema além da doença.

Ação educativa

Para tentar conscientizar a população sobre a necessidade de preservar o bem público, a equipe da UPA realizará uma ação educativa dentro da própria unidade. “O objetivo é mostrar que ao vandalizar o patrimônio público, o usuário está prejudicando ele mesmo”, comenta a assistente social. As ações iniciarão na próxima semana com cartazes e abordagens na sala de espera. (Fonte: PMPG)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail, website ou empresa não serão publicados.

Confira outros Posts