Fechar
Terça, 23 de abril de 2024
Terça, 23 de abril de 2024
Política 02/08/2016

'Chapão': PPS, PSB, PSDB e PSD coligam na eleição a vereador

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

[caption id="attachment_18679" align="alignnone" width="600"]Rangel Chapão Foto: José Aldinan/Câmara[/caption]

Dentro da coligação que dará apoio à reeleição do prefeito Marcelo Rangel (PPS) será formado um 'chapão' para a disputa à Câmara Municipal. Vão estar na mesma aliança PPS, PSB, PSDB e PSD. Os quatro partidos juntos terão 35 candidatos a vereador, que é o máximo permitido pela legislação eleitoral - tanto para uma coligação quanto para chapa pura.

E será um 'chapão' com vários nomes de destaque, que já foram testados nas urnas ou que desempenharam funções públicas que lhes dão condições de disputar a eleição com chances de êxito.

PPS

Do PPS tem o vereador Rogério Mioduski, o vice-prefeito Dr. Zeca, duas vezes eleito o vereador mais votado, o ex-gerente da Agência do Trabalhador, Rudolf Christensen, o ex-diretor da Funepo, Guilherme Pikunas, além do sempre candidato Carlos Lopatiuk.

PSB e PSDB

Do PSB têm os vereadores Maurício Silva e Márcio Schirlo, que encabeçam os candidatos da sigla. Do PSDB se destacam o ex-presidente da AMTT, Eduardo Kalinoski, e o estudante Felipe Passos, que sobreviveu a um assalto quando coordenava a viagem de um grupo de jovens católicos para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013, com a presença do Papa Francisco, e hoje está em uma cadeira de rodas. Ele aparece bem em algumas pesquisa de opinião e pode surpreender.

PSD

Do PSD devem ser recrutadas algumas candidatas mulheres, para compor a chapa, já que a legislação eleitoral determina que sejam garantidas 30% das vagas para mulheres. No caso de Ponta Grossa, são 24 candidatos homens e 11 mulheres.

A coligação terá um bom tempo de televisão e rádio para as inserções diárias.

Legenda

A expectativa é de eleger até cinco vereadores, contando também com a votação na legenda, principalmente, do PPS, que terá o candidato a prefeito. Em 2012, o partido teve aproximadamente seis mil votos na legenda com Rangel na cabeça da chapa.