Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Política 03/03/2023

Comitiva da Secretaria Estadual de Inovação participa do 7° COSUD

Evento iniciou ontem (2) e segue até sábado (4), no Rio de Janeiro

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Comitiva da Secretaria Estadual de Inovação participa do 7° COSUD

Representantes da Secretaria Estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEIMT-PR) estão presentes no 7º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) que começou na última quinta-feira (02) e segue até sábado (04), no Rio de Janeiro. A equipe, que esta sendo liderada pelo secretário Marcelo Rangel, já pode participar de iniciativas nas temáticas de “Inovação e Tecnologia” e “Governo Digital e Desburocratização”.

O objetivo do encontro é buscar políticas de integração para melhorar a qualidade do serviço público prestado à população das regiões envolvidas.  A Secretaria de Inovação foi criada de acordo com o planejamento e alinhamento de gestão do Governo Ratinho Júnior, que pretende tornar o Paraná o Estado mais inovador do país.

“Cidades cada vez mais inteligentes, e a inclusão digital fazem parte da nossa missão como Secretaria do Governo do Paraná, que é transformar e dar oportunidades aos paranaenses. Eu pretendo levar essa cultura de inovação para todos os órgãos do governo, participar desses eventos é essencial para desenvolvermos cada vez mais habilidades inovadoras e podermos aplicar ideias que deram certo em outras regiões, fazendo o Paraná se desenvolver ainda mais”, destaca o secretário, Rangel. 

Ao todo, serão três dias de evento, onde a equipe estará trocando experiências com outros estados representativos no que diz respeito a inovação. “Sermos protagonistas e mostrarmos a força do Paraná nas mesas de discussão que estão acontecendo agregará valor a tudo que já estamos fazendo e desenvolvendo. O Paraná já esta na linha de frente em algumas áreas da transformação digital, levando as boas práticas e debatendo as estratégias a curto, médio e longo prazo”, comenta o diretor geral, Diego Nogueira.

Durante o primeiro dia de evento, a comitiva participou da abertura, mesas redondas, palestras e troca de experiência. Uma das palestras que os membros estiveram presentes foi a da Eduardo Benchimol, consultor do Estônia HUB, com os hinos de inovação da América Latina, sendo o pais mais digital do mundo. Ainda no primeiro de atividades da 7ª edição do COSUD, a equipe participou do grupo de tecnologia e Inovação, estando com cinco estados, Paraná, Rio Grande Sul, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Ao longo do dia fizemos um grande compartilhamento de ações e ideias, conseguimos estreitar laços com os estados, compartilhamos o que fazemos no Paraná, conseguimos aplicar e visualizar as boas práticas de cada região além de fazer conexões”, destaca um dos membros da equipe técnica, Marcus Von Borstel.

A comitiva também pode discutir com a Advocacia Geral da União (AGU) como o Paraná poderá utilizar o Marco Legal das Statups (MLS) e editais para promover as contratações de Statups de Softwares público no Paraná. “Conhecer e entender as práticas exitosas de outras regiões e saber quais são as missões e visões para tecnologia e inovação foi fundamental para darmos encaminhamento aos projetos do Paraná. Falamos do Ecossistema inovador e tecnológico, dos desafios e oportunidades, da desburocratização, infraestrutura, capital humano, agora vamos levar lição para casa e difundir as experiências”, relata Giles Balbinotti, integrante da equipe SEIMT.  O evento segue hoje (03) e amanhã (04). 

Sobre o COSUD

Em sua sétima edição, o Consórcio a conta com aproximadamente mil participantes. O consórcio recebe representantes do poder público e da iniciativa privada dos três estados do Sul e dos quatro estados do Sudeste do Brasil, que juntos concentram cerca de 55% da população e 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. (Com assessoria)