Fechar
Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024
Política 10/06/2022

Prefeitura inicia atendimento de moradores em situação de rua na Casa de Acolhimento

Local tem capacidade para atender até 70 pessoas por noite e animais de estimação também serão acolhidos

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura inicia atendimento de moradores em situação de rua na Casa de Acolhimento

A Prefeitura de Ponta Grossa colocou em funcionamento na noite desta quinta-feira (9), a Casa de Acolhimento Municipal Maria Isabel Ramos Wosgrau. O local serve para pernoite de até 70 moradores em situação de rua, das 20h às 8h, com oferta de camas, cobertores, roupas, kits de higiene pessoal e alimentação. O espaço conta com estrutura para banho e também com abrigo para animais de estimação. Nesta primeira noite, 25 pessoas foram acolhidas.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, a Casa de Acolhimento cumpre um papel muito importante, principalmente com a chegada do frio mais intenso. “Contamos com duas instituições que oferecem suporte para a Prefeitura, disponibilizando abrigo para estas pessoas. No entanto, não é suficiente. Por isso, criamos este espaço para fortalecer o atendimento destes munícipes em situação de rua", ressaltou a prefeita.

Nas últimas semanas, o local foi reformado para receber os moradores. Foram realizadas pequenas adaptações, considerando que o imóvel encontrado já estava em acordo com as especificações para atendimento voltado ao serviço de acolhimento.

“Em virtude das baixas temperaturas já enfrentadas na nossa região, estamos iniciando este atendimento, sem nos preocupar com inaugurações e formalidades. O único objetivo é acolher, com amor e cuidado, as pessoas em situação de vulnerabilidade e que precisam do nosso apoio", disse Elizabeth.

Animais de estimação

O local também é estruturado para atender animais de estimação de moradores de rua. “Sabemos que em muitos casos, a proibição da permanência dos animais de estimação constrange o munícipe, que em alguns casos opta por não utilizar o serviço. Por isso, também providenciamos algumas camas para a proteção desses bichinhos”, explicou a presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa, Vinya Mara Oliveira

A Casa de Acolhimento funciona em área central, entre as ruas Barão de Teffé com a Generoso Marques dos Santos, próximo à rodoviária. A Prefeitura lembra que o atendimento será apenas no período noturno, das 20h às 8h, como também uma equipe de servidores recepciona quem utiliza o serviço. (Com assessoria)