Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Política 12/11/2021

Cerca de 1.800 pessoas já receberam o cartão do Vale-Gás

Troca de recicláveis por botijão de gás integra o Programa Feira Verde em Ponta Grossa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Cerca de 1.800 pessoas já receberam o cartão do Vale-Gás

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), em parceria com a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG) chega em aproximadamente 1.800 cartões do Vale-Gás, trocados por materiais recicláveis, pelo Programa Feira Verde.

De acordo com a prefeita Elizabeth Schmidt, mesmo com o alto custo da recarga do gás de cozinha, quase duas mil pessoas em situação de vulnerabilidade social estão podendo se alimentar de maneira adequada. Ela explica que são 5.109 vagas que foram ocupadas e aos poucos as famílias realizam as trocas.

“A Prefeitura faz a sua parte, oportunizando este benefício em um momento em que o valor do gás de cozinha de 13 kg está mais de R$ 100,00. Motivo este que dificulta a aquisição para muitas pessoas, neste momento que as famílias ainda enfrentam os impactos da pandemia do novo coronavírus”, avalia Elizabeth.

O secretário de Agricultura, Bruno Costa, relata que estes dados refletem pouco mais de 60 dias do início da realização do Programa, considerando que muitos dos beneficiados estão levando aos poucos e ainda não acumularam os 30 kg de material reciclável de uma vez só.

“Para estas pessoas, a quantidade de quilos que restam para a retirada do cartão Gás de Cozinha, pode ser consultada no site da Prefeitura”, explica Costa.

O Vale-Gás tem como objetivo atender mais de 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, garantindo a segurança alimentar destas pessoas. O Programa Feira Verde arrecada diariamente cerca de 15 mil quilos de recicláveis, por mês de execução, chega a coletar 300 mil quilos, que são retirados das comunidades e encaminhados para as associações de reciclagem da cidade.

“Considerando estas 1.800 recargas de GLP, já arrecadamos um montante de 54 toneladas de recicláveis”, salienta o secretário.
 
O que dá para trocar pelo Vale-Gás?

O Vale-Gás funciona com regramento parecido com Feira Verde, sendo aceitos materiais recicláveis como metal, plástico, vidro, papel e o mesmo material trocado pelo Vale-Gás não poderá ser trocado por alimento.

A diferença é que enquanto são necessários 4 kg de recicláveis para a troca por alimentos, para o Cartão Gás de Cozinha, são necessários 30 kg. Mais informações podem ser obtidas pelo site: https://www.pontagrossa.pr.gov.br/valegas/. (Com assessoria)