Fechar
Terça, 23 de abril de 2024
Terça, 23 de abril de 2024
Política 09/11/2021

Aliel é um dos representantes do parlamento brasileiro na COP 26

Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, deputado ponta-grossense participa dos debates e encontros com lideranças sobre as mudanças climáticas no mundo

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Aliel é um dos representantes do parlamento brasileiro na COP 26

O deputado federal Aliel Machado (PSB) é um dos representantes do parlamento brasileiro na COP 26, em Glasgow, na Escócia, que debate as Mudanças Climáticas no Mundo. O parlamentar representa a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) e terá uma série de compromissos com autoridades e lideranças de vários países. O Brasil conta com dois espaços no evento, um espaço governamental e outro da sociedade civil. 

Durante o primeiro dia em Glasgow, o parlamentar ponta-grossense acompanhou debates e participou de conversas, entre elas com o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Marcello Britto, um defensor do desenvolvimento sustentável, que mediou um painel onde se discutiu como manter a geração de emprego e o crescimento do Agronegócio, mas com responsabilidade ambiental.

‘É um visionário, muito responsável e preocupado com o Agronegócio, mas também com a sustentabilidade. Para ele, não basta olhar para essa agenda pensando apenas na economia, como muitos do setor pensam, mas também é preciso olhar do ponto de vista sustentável”, destacou Aliel. 

O deputado também se reuniu com jovens brasileiros do movimento Fridays For Future Brasil e assinou um documento, escrito por doze jovens, em que se compromete a ajudar nas políticas públicas ambientais e a melhorar o clima no Brasil. 

“É um documento muito bem escrito e uma ação inovadora. Uma das propostas principais é implementar no currículo das escolas a disciplina de Sustentabilidade e Defesa Ambiental. Assinamos o manifesto e iremos propor uma audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia e também na Comissão de Educação da Câmara”, revela Aliel. 

O Fridays For Future é um movimento que teve início em agosto de 2018, após Greta Thunberg, de 15 anos, e outros jovens ativistas se sentaram em frente ao parlamento sueco todos os dias de escola durante três semanas, com o intuito de protestar contra a falta de ação no combate à crise climática.

"Temos como objetivo levar nossas vozes para pressionar as autoridades, líderes nacionais e empresas a agirem efetiva e radicalmente contra a crise climática e parar com suas promessas vazias”, afirma o site do movimento.

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021 está sendo realizada entre 1 e 12 de novembro de 2021 na cidade de Glasgow, na Escócia. (Com assessoria)