Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Ponta Grossa 03/11/2021

Treme Terra Race acontece no dia 28 em Ponta Grossa

A contagem é regressiva pela realização do evento inédito na Região dos Campos Gerais. Mais de 800 atletas estão inscritos na primeira corrida com obstáculos

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Treme Terra Race acontece no dia 28 em Ponta Grossa

Depois do sucesso do lançamento do evento, que teve inscrições esgotadas em 20 dias, agora os esforços estão concentrados nos preparativos para a primeira corrida de obstáculos da Região dos Campos Gerais no dia 28 de novembro. O Treme Terra Race será no Recanto Botuquara, um dos atrativos turísticos do Distrito de Itaiacoca, área rural de Ponta Grossa, a 100 quilômetros da capital paranaense, Curitiba.

A contagem já é regressiva para o evento que tem apoio de Lei Municipal de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico de Ponta Grossa, e tem objetivo de movimentar cerca de 30% dos atletas sendo turistas, principalmente do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Desde o lançamento do evento, no início de outubro, em 20 dias as inscrições foram esgotadas e serão 800 atletas participantes. O evento tem protocolo de segurança da Covid 19, de acordo com decretos estaduais e municipais. 

As largadas serão escalonadas, a cada 5 minutos, de 50 atletas por vez.  “Estamos ansiosos com a novidade, é um evento inédito, que acontece tradicionalmente em Santa Catarina, e pela primeira vez será realizado fora, então as expectativas são as melhores, e os atletas estejam preparados porque vai ser um evento inesquecível”, enfatiza Alexyan Cavali, da Cavali Pró Eventos, que promove o evento.  

A corrida é de 4,5 quilômetros e mais de 15 obstáculos, nas categorias competição ou diversão. Segundo Kleber Cavali, também da Cavali Pró Eventos, além de ser um evento inédito, o objetivo é garantir uma prova de alto nível. “Tanto pra quem vem focado na superação  e na competição, quanto pra quem vai enfrentar o desafio por pura diversão, e o objetivo nosso é superar as expectativas dos atletas”, confirma.

O Treme Terra Race já teve oito competições sempre em terras catarinenses, e pela primeira vez a realização será no Paraná. “Pela demanda confirmada desde o lançamento das inscrições, já estamos buscando datas e locais para o segundo Treme Terra Race aqui em Ponta Grossa, pois a novidade realmente agradou os atletas”, enfatiza Cavali. 

A corrida de obstáculos é inspirada em modelos de treinamentos militares, prova que exige grande resistência, força, coordenação motora e explosão muscular, pois apresenta desafios muito superiores às corridas normais. O atleta precisa cruzar barreiras de água, escalar paredões e cordas, rastejar por baixo de arame farpado e correr na lama, toda essa adrenalina ainda sendo cronometrada.

Atrações turísticas 

Além da prática de esportes, o evento tem objetivo de atrair turistas para a região, e por isso, há parcerias com empresas que promovem o turismo receptivo e também com hotéis e o setor gastronômico, para garantir uma programação completa aos atletas que trouxerem a família ou os amigos e reservar o fim de semana da prova para esticar a programação aqui em Ponta Grossa e na Região dos Campos Gerais.

“Além das belas paisagens na região do Distrito de Itaiacoca, onde será realizado o evento, a região tem inúmeros atrativos turísticos e também muitas opções gastronômicas, inclusive ainda no fim de semana do evento estará acontecendo o Circuito Gastronômico dos Campos Gerais, que tem mais de 60 empresas de 14 municípios da região oferecendo a culinária diferenciada e característica aqui da região, e essa é só uma das opções além do evento”, enumera a turismóloga Karen Kobilarz, também da organização do evento.

A prova será realizada no Recanto Botuquara que é uma área de lazer situada numa das mais belas regiões de Ponta Grossa, no Distrito Rural de Itaiacoca, e fica próximo a outros atrativos turísticos como o Capão da Onça, o Buraco do Padre e Fenda da Freira, a Cachoeira da Mariquinha, Furnas Gêmeas e Furna Grande localizadas no atrativo Refúgio das Curucacas que oferecem um grande espetáculo da natureza. 

Além disso, um dos cartões postais do Paraná, que é o Parque Estadual de Vila Velha é outra opção de passeio, de fácil acesso e próximo ao local onde será realizado o Treme Terra Race. “Outra opção é a Rota da Cerveja, e Ponta Grossa é referência na produção de cervejas artesanais e tem roteiro para quem gosta de provar sabores diferentes e quer conhecer a produção das microcervejarias, que é totalmente artesanal na cidade”, sugere Karen. Os agendamentos dos passeios turísticos precisam ser feitos com antecedência, especialmente o da Rota da Cerveja, porque tem limitação de vagas. 

Outra opção, fica no município vizinho, Carambeí, a cerca de 20 quilômetros de Ponta Grossa, e é o Parque Histórico de Carambeí, o maior museu a céu aberto do País. A cidade também é referência, e muito visitada, pela produção de dezenas de sabores de tortas artesanais, já que o município tem grande influência da imigração holandesa e desenvolveu a partir dessa cultura o potencial gastronômico e turístico.

Sobre a Cavali Pró Eventos

A Cavali Pró eventos atua há cinco anos na região de Ponta Grossa, na realização de eventos esportivos e de aventura. Empresa realizadora dos circuitos Corrida na Roça, desde 2016, e que este ano se consolida como uma incentivadora do esporte e também o turismo na cidade de Ponta Grossa, já que nos eventos realizados tem atraído turistas para a região e assim contribuído para a retomada do setor, especialmente no período pós-pandemia da Covid 19.

Mesmo em 2020, auge da pandemia mundial da Covid 19, a Cavali Pró Eventos definiu protocolos de prevenção que foram aprovados pelos órgãos de saúde e de fiscalização do Município e assim realizou as competições, promovendo diversos atrativos turísticos da cidade. Em setembro, a Cavali atraiu mais de 500 atletas ao Distrito de Uvaia, em um cenário inédito para competições e que chamou atenção do público pelas belas paisagens, quase inexploradas na região.

No dia 24 de outubro, a Cavali finalizou o Circuito 2021 de Corridas na Roça, com a Etapa da Cachoeira do Rio São Jorge, e o domingo de chuva só trouxe mais emoção ao evento e aumentou os desafios aos atletas. Horas antes do evento o trajeto, que era inédito, teve que ser modificado para a segurança dos participantes. (Com assessoria)