Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Ponta Grossa 22/10/2021

Secretário da Saúde explica adequações no Tratamento Fora de Domicílio

A iniciativa foi uma orientação do Ministério Público e visa trazer igualdade nos atendimentos e segurança para o paciente, com regras claras e transparência

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Secretário da Saúde explica adequações no Tratamento Fora de Domicílio

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), e de acordo com orientação do Ministério Público, passa a contar com o serviço de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) regulamentado. A iniciativa visa trazer igualdade nos atendimentos e segurança para o paciente, com regras claras e transparência. 

A partir de agora, todos os munícipes que tiverem agendamento para consultas, exames ou cirurgias em outra cidade, poderão contar com três modalidades de transporte para fazer o tratamento.

Os veículos que estão regulamentados para o serviço são: ônibus  (para todos os pacientes que não sejam acamados ou cadeirantes), ambulância (paciente acamado ou que exige cuidado com equipamentos de assistência, como oxigênio, maca) e veículo especial (para os paciente pós transplantado ou cadeirante). 

"Com essas mudanças é possível garantir igualdade a todos os usuários, sem vantagens, sem fura fila. A partir de agora os pacientes terão mais segurança, contando com um serviço de qualidade, seguro de  vida e com um guia que tem curso de socorrista", explica o presidente da FMS, Rodrigo Manjabosco. 

De acordo com dados da FMS, cerca de 1300 pacientes utilizam o serviço de TFD por mês. "Com o agendamento do procedimento pelo SUS o paciente deve se dirigir ao Departamento de Controle de TFD e de lá já sai com o voucher contendo dia e horário do transporte. Cada paciente e seu acompanhante receberão uma diária para alimentação no valor de R$ 25, este valor é reembolsado posteriormente" , destaca Manjabosco. 

O horário de saída dos ônibus de Ponta Grossa é às 4h, pois as consultas acontecem por ordem de chegada no local. Os veículos têm dois horários de retorno, sendo um às 13h para os pacientes que já estão liberados e outro no final do dia quando todos tiverem finalizado o procedimento agendado. (Com assessoria)