Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Ponta Grossa 19/10/2021

Sanepar se posiciona sobre "larvas na água" em PG

Espécie invasora de microcrustáceo, muito parecido com o camarão, foi encontrada na Represa de Alagados

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Sanepar se posiciona sobre "larvas na água" em PG

A Sanepar informa que identificou na represa de Alagados uma espécie invasora de microcrustáceo, muito parecido com o camarão. É uma ocorrência inédita na Represa e ainda não se sabe a sua origem. O motivo desta proliferação na barragem de Alagados está sendo investigado em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas estima-se que sua incidência, acelerada e em curto espaço de tempo, possa ter relação com a crise hídrica.

Como se trata de um microcrustáceo, não causa nenhum risco à saúde. E, ainda, ao passar pelo tratamento à base de cloro na Estação de Tratamento de Água, o microcrustáceo é inertizado. As análises, organolépticas, fisico-químicas e microbiológicas realizadas pela Sanepar na Estação de Tratamento apontam que a água se mantém no padrão de potabilidade estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Tão logo houve a primeira notificação, a Sanepar imediatamente adotou ações operacionais mitigatórias, e a estação ficou paralisada até que fosse identificado o microcrustáceo. Também foram feitas alterações no processo de tratamento com redução de vazão, lavagens dos filtros com maior frequência e coletas de amostras em diversos pontos da cidade.

Em todos os pontos identificados, o microorganismo foi eliminado nas descargas da rede. Caso o cliente perceba qualquer alteração na água, é imprescindível informar imediatamente à Sanepar, para que a empresa faça a verificação diretamente no local e as descargas necessárias na rede de distribuição. O cliente pode fazer contato com a empresa pelo 0800 200 0115, pelo site www.sanepar.com.br ou pelo aplicativo Sanepar Mobile. (Com assessoria)