Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Ponta Grossa 19/10/2021

Educação realiza a chamada escolar para 2022

Escolas e CMEIs recebem a partir desta quarta (20) cadastros para alunos que entrarão na rede municipal no ano de 2022

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Educação realiza a chamada escolar para 2022

Ponta Grossa realiza, de 20 de outubro a 12 de novembro, a Chamada Escolar para o ano de 2022, informa a Secretaria Municipal de Educação. Responsáveis pelos alunos que irão ingressar na rede municipal devem procurar a Escola Municipal ou Centro Municipal de Educação Infantil mais próximos de sua residência para realizar o cadastro dos novos alunos e solicitar uma vaga no Ensino Fundamental ou na Educação Infantil. O município atende alunos da Educação Infantil (classes Infantil I ao IV) e anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

A matrícula escolar em todo o Brasil é obrigatória a partir dos 4 anos de idade. Todas as vagas são garantidas para aqueles alunos que completarem 4 anos até o dia 31 de março de 2022 – data de corte instituída pelo Ministério da Educação. Estes alunos poderão ser matriculados no Infantil IV.

Já as crianças mais novas ou que completarem 4 anos ao longo do ano de 2022 poderão ser cadastradas nas classes anteriores, sendo a matrícula realizada conforme a disponibilidade de vagas, seguindo os critérios de vulnerabilidade social familiar.

Os estudantes já matriculados não precisam procurar o CMEI ou Escola novamente. Para estes alunos, a manutenção da matrícula para o ano seguinte deverá ser confirmada em comunicado enviado pela agenda ou caderno das próprias crianças, nos dias 16 a 19 de novembro.

Entre os dias 22 de novembro e 8 de dezembro, as unidades de ensino farão a triagem dos cadastros, análise e organização das turmas nos CMEIs e Escolas. Nos dias 9 e 10 de dezembro, serão efetivadas as matrículas para os novos alunos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e também para a Educação de Jovens e Adultos.

Vacinação em dia

A SME informa também que aquelas crianças que não estiverem com a vacinação em dia deverão ser levadas à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência (ou conforme a disponibilidade) para atualizar as doses. Todos os responsáveis deverão, nesse período, atualizar a vacinação do aluno e apresentar a carteira de vacinação atualizada para o início do ano letivo em 2022.

Documentos necessários

Para o cadastramento os familiares deverão levar os seguintes documentos da criança e do responsável:

- Certidão de Nascimento da criança.

- Carteira de Vacinação atualizada (no início do ano letivo de 2022).

Comprovante de Residência – Talão de Luz.

Documentos pessoais dos pais ou responsáveis legais: Carteira de Identidade/RG e CPF.

Comprovante de rendimento – contrato de trabalho, carteira profissional assinada, holerite de pagamento ou recibo de prestação de serviço.

Cartão do SUS da criança.

Cartão do NIS/Bolsa Família – se estiver inscrito no programa.

Confira as datas:

20 de outubro a 12 de novembro

Novos cadastros para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, nos CMEIs e nas Escolas Municipais – inclusive para transferências. Cadastro também para Jovens e Adultos que desejam voltar a estudar.

16 a 19 de novembro

Rematrícula para a Educação Infantil e Ensino Fundamental no mesmo local de ensino – não precisa de novo cadastro.

22 de novembro a 08 de dezembro

Triagem dos cadastros, análise e organização das turmas nos CMEIs e Escolas.

09 e 10 de dezembro

Matrículas para novos alunos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e também para a Educação de Jovens e Adultos. (Com assessoria)