Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Ponta Grossa 13/09/2021

Prefeitura coordena Operação Ferro Velho para coibir furto de metais

Operação foi realizada em ação conjunta com equipes da Secretaria da Fazenda, Guarda Municipal, Receita Estadual, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura coordena Operação Ferro Velho para coibir furto de metais

Com o propósito de intensificar a fiscalização em estabelecimentos que realizam a compra e venda de materiais como alumínio, ferro e metal, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria da Fazenda e Guarda Municipal, em conjunto com a Receita Estadual, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, deflagrou a Operação Ferro Velho. Através de uma ação ordenada em estabelecimentos já denunciados ou visados como possíveis compradores de materiais furtados, a ação visa coibir os furtos de fiação de cobre e peças metálicas patrimônio público.
 
A Operação Ferro Velho ocorreu nesta segunda (13), das 8h às 13 horas, vistoriando 33 estabelecimentos e aplicando 35 autos de infração, por diferentes irregularidades (alguns estabelecimentos receberam mais de um auto). Foi realizada a apreensão de 50 quilos de fiação de cobre e uma pessoa foi encaminhada à 13ª Subdivisão Policial por suspeita de receptação de material. Com o objetivo de intensificar a fiscalização nesses estabelecimentos, esta deve ser apenas a primeira Operação Ferro Velho.

“Do início deste ano para cá, identificamos um aumento significativo de furto e vandalismo na fiação da iluminação pública e patrimônio público, como os monumentos históricos da cidade. Esse material está sendo vendido em algum lugar e com a fiscalização queremos inibir essa prática. Com a ação conjunta com todos estes órgãos, conseguimos uma atuação mais efetiva e cada um fiscalizando em sua competência. Dessa forma, todos os estabelecimentos vistoriados hoje foram verificados sobre a documentação junto ao Corpo de Bombeiros, emissão de alvará, apresentação de inscrição estadual, apresentação de nota fiscal de compra e venda de materiais, entre outros. Com o apoio das forças de segurança, também já ficamos preparados para situações em que haja necessidade de apreensão e encaminhamento à 13ª SDP”, detalha o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

Anualmente, a Prefeitura dispõe de dois mil metros de cabo de cobre para manutenção e reposição na iluminação pública. Em 2021, todo este estoque foi usado pela Afepon em apenas três meses. Também neste período, a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) registrou 16 ocorrências de furto e 12 de dano ao patrimônio público, de acordo com os atendimentos realizados pela Guarda Civil Municipal (GCM).

De acordo com a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, o Município vem intensificando as medidas de combate a furtos e vandalismo, sendo essencial a integração dos esforços entre os órgãos para inibir tais práticas.

"Temos acompanhado e promovido diversas ações no decorrer do ano visando identificar suspeitos e coibir essa prática criminosa que tanto transtorno traz para a comunidade. Além da intensificação das medidas preventivas por parte da Guarda Civil Municipal, a realização de operações integradas envolvendo diversos órgãos fortalece o combate das ações de furto e vandalismo, dificultando a atividade desses criminosos", aponta. (Com assessoria)

Números Operação Ferro Velho

- 33 estabelecimentos vistoriados
- 13 notificações Departamento de Alvará
- 18 autos Receita Estadual
- 04 autos Corpo de Bombeiros
- 50 quilos de cabo de cobre apreendidos
- 1 encaminhamento à 13ª SDP