Fechar
Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024
Ponta Grossa 06/09/2021

Ponta Grossa projeta iniciativas para inovação e tecnologia

Representantes de diferentes setores assumem compromisso de criar hub de inovação no município

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Ponta Grossa projeta iniciativas para inovação e tecnologia

Representantes de diferentes entidades e segmentos da sociedade se reuniram na última quinta-feira (02) na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) para traçar o futuro da inovação no município. 
O Superintendente de Inovação do Estado do Paraná, Marcelo Rangel, esteve junto de representantes da ACIPG, Centro de Inovação de Ponta Grossa, Conselho de Desenvolvimento de Ponta Grossa (CDEPG), Prefeitura de Ponta Grossa, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), entre outras entidades, para definir os próximos passos para que o município desenvolva ações voltadas para inovação. 

Do encontro, foi decidido pela criação de um hub de inovação e um Pacto pela Inovação no município, unindo diferentes setores da economia e sociedade ponta-grossense, com o objetivo de alavancar as iniciativas de tecnologia e modernização na cidade, em prol do desenvolvimento econômico.

“Reunir essas pessoas aqui é sinal que a cidade quer discutir inovação, Ponta Grossa quer conversar sobre o assunto. E a ACIPG, junto com o Conselho de Desenvolvimento e demais entidades, tomou a iniciativa de convidar o atual Superintendente de Inovação do Estado do Paraná. A gente quer conversar para saber o que nós podemos fazer pelo Paraná, por Ponta Grossa, e para que dê uma agitada no movimento de inovação aqui. Acho que agora é a hora de a gente pisar no acelerador”, afirmou Leonardo Puppi Bernardi, Diretor de Tecnologia e Inovação da ACIPG e presidente do CDEPG.

Para o Superintendente de Inovação no Estado, esta união de diferentes segmentos é essencial para que a inovação avance em Ponta Grossa e o município desenvolva um setor que está em franca expansão em diferentes partes do mundo.  

“Nós precisamos fazer o que outros centros fazem, o que se faz em países como Estados Unidos, nestes centros de inovação, que é a interação de todos os entes. A associação comercial tem que abraçar a inovação, junto com a prefeitura, junto com o Sebrae, com as startups, com entidades de classe, com a indústria e o comércio”, enfatiza Marcelo Rangel.

“Nós precisamos ter uma união e identificar a inovação como fundamental para Ponta Grossa, porque nós temos dois elementos: Ponta Grossa é a única cidade onde o consumidor está nossa porta, que é a indústria, nós estamos em um ambiente tecnológico industrial muito interessante, teremos uma facilidade muito maior; a segunda questão é que nosso Parque Eco Tecnológico local está na melhor localização, com duas universidades, que podem receber investimentos do Estado e que está preparado”, complementa. 

O Diretor de Novos Produtos da ACIPG, Fábio Lima, lembra que a inovação tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico de uma região, e que envolve diferentes áreas e setores.

“A inovação gera uma transformação social muito grande, com mão de obra qualificada. Quando a gente fala em inovação não é só software, aplicativo, é resolver problemas. Esse é o caminho a se seguir, de sair do extrativismo, que é importante, mas também produzir valor agregado. Inovação traz o valor agregado, e isso é o que fizeram outros centros no país”, analisa. 

O empresário e diretor do Centro de Inovação de Ponta Grossa, Oséias Gomes, também enalteceu a importância de diferentes atores se envolverem na discussão sobre inovação em Ponta Grossa, reforçando que este é um importante passo para o futuro da cidade.

“Vamos imaginar que hoje foi o momento do “destravamento”, do lançamento da pedra fundamental da inovação em Ponta Grossa, onde todas as pessoas que têm sinergia, que têm conexão com isso colocaram seus olhos, suas energias e inspirações voltadas para o mesmo caminho. Acredito que quando as pessoas andam voltadas para os mesmos ideais, existe leveza, a conexão, e os resultados. Inovação é buscar facilidades e visão igualitária em todas as formas, eu acredito muito nesse time que está aqui hoje e queremos realizar grandes coisas e transformação de vida, do meio social, tudo de melhor para a sociedade, e que venham os grandes desafios”, destaca.

Para Giorgia Bin Bochenek, Diretora de Relações Institucionais da ACIPG, o compromisso de se firmar um pacto pela inovação em Ponta Grossa, fruto da reunião realizada na quinta-feira, é o primeiro passo de um movimento importante para o município.

“Essa reunião é um momento histórico, com a criação do hub de tecnologia e inovação em Ponta Grossa, com várias instituições unidas, com a ‘quádrupla hélice’, que é o terceiro setor, Poder Público, setor privado e academia, unidos em prol de um objetivo comum. Estaremos em conjunto para assinar essa carta das intenções para ser encaminhada ao governo, para que Ponta Grossa participe desse programa de inovação”, indica a diretora. (Com assessoria)