Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Ponta Grossa 08/04/2021

Transporte coletivo volta com 50% da frota nesta sexta (9)

Confirmação é da VCG e do Sintropas, sindicato que defende os trabalhadores da concessionária. A determinação para a volta é do Tribunal Regional do Trabalho

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Transporte coletivo volta com 50% da frota nesta sexta (9)

O transporte público coletivo de Ponta Grossa retorna nesta sexta-feira (9) com 50% da frota, a partir das 5h30. A confirmação é da Viação Campos Gerais (VCG) e do Sintropas, sindicato que defende a classe dos trabalhadores da concessionária. O retorno do serviço acontece após quase três semanas de paralisação. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou, nesta sexta, a volta das atividades na cidade ponta-grossense.

Segundo a VCG, todas as linhas do transporte serão atendidas, porém, com uma menor circulação dos ônibus. Sobre o pagamento de salários atrasados dos funcionários, o Sintropas afirma que isso será discutido na próxima segunda-feira (12), por meio de uma audiência de conciliação entre a classe, Viação Campos Gerais e Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG).

Greve

Por conta da falta de pagamento dos funcionários da VCG, o Sintropas anunciou uma greve na última segunda-feira (5), solicitando o acerto dos salários dos trabalhadores. Mesmo com o retorno dos ônibus permitido, via decreto municipal da Prefeitura de Ponta Grossa, as atividades continuaram suspensas – em razão da pandemia da covid-19, o Governo Municipal havia anunciado duas semanas de paralisação do transporte, como forma de combater a pandemia.

Com o impasse, em 6 de abril, a Justiça do Trabalho convocou uma audiência virtual entre a PMPG, VCG e Sintropas para que houvesse um consenso na volta da circulação dos ônibus. Entretanto, não houve acordo entre as partes.

Como o serviço público estava incerto, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) de Ponta Grossa notificou a VCG, na tarde de ontem (7), para que houvesse o retorno imediato das atividades. No mesmo dia, o Sintropas entrou com dissídio coletivo no TRT, solicitando o pagamento dos funcionários.

Decisão TRT

Dessa forma, o Tribunal Regional do Trabalho decidiu pelo retorno do transporte público coletivo, em Ponta Grossa, para esta sexta-feira (9). Segundo a decisão do desembargador do trabalho, Célio Horst Waldraff, a concessionária deve retornar com 50% de sua frota. Além disso, o magistrado fixou uma multa de R$ 50 mil ao Sintropas, por dia, caso descumpra a decisão e bloqueie as saídas dos ônibus.

Por fim, o desembargador marcou para a próxima segunda-feira (12), às 10h15, uma audiência, via plataformas digitais, para que as partes entrem em um acordo para o pagamento dos salários dos funcionários da Viação Campos Gerais. (As informações são do Portal aRede)