Fechar
Terça, 23 de abril de 2024
Terça, 23 de abril de 2024
Política 11/02/2021

Plauto defende modelo de menor tarifa para pedágio no Paraná

Parlamentar ponta-grossense integra a Frente Parlamentar Sobre o Pedágio na Assembleia Legislativa do Paraná

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Plauto defende modelo de menor tarifa para  pedágio no Paraná

O deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM), que integra a Frente Parlamentar Sobre o Pedágio, defende que a escolha das empresas que irão administrar as concessões de rodovias no Paraná deverá ser feita a partir da oferta de menor tarifa.

Para ele, não é possível aceitar que o preço do pedágio seja calculado com base em possíveis obras a serem feitas futuramente. “Uma pessoa que decide vender pasteis, por exemplo, precisa, inicialmente, investir na compra de ingredientes e até em equipamentos para fazer o salgado. Por que uma concessionária teria de cobrar antecipadamente por algo que não fez?”, argumenta.  

Plauto acredita que essa forma de contrato manteria o sistema praticamente da mesma forma do modelo atual, com prejuízos aos usuários. Além disso, dá margens para corromper o poder público, a partir da eventual necessidade de alterações contratuais.

O deputado defende que a definição da tarifa deva ser feita com base nos custos da manutenção das estradas. Somente após a conclusão das duplicações de pistas, a construção de viadutos ou outras estruturas é que os valores sejam alterados dentro de uma fórmula justa, parecido com o modelo adotado nas rodovias de Santa Catarina. “Precisamos saber quanto custa a operação do sistema, para só depois precificar os valores de acordo com os custos das obras já concluídas”.

Para discutir amplamente o assunto, a Frente Parlamentar Sobre o Pedágio está promovendo audiências públicas. Em Ponta Grossa será no dia 05 de março, na sede da ACIPG. “É muito importante que os cidadãos participem dos debates. É com o apoio da sociedade que vamos encontrar a melhor saída”. (Com assessoria)