Fechar
Terça, 16 de abril de 2024
Terça, 16 de abril de 2024
Política 03/02/2021

Câmara retoma sessões na 2ª feira de Carnaval e adotará cadastro para acesso ao prédio

Legislativo não terá ponto facultativo no Carnaval. Mesa Executiva entende que é necessário iniciar as sessões o quanto antes diante da demanda neste início de ano. Acesso ao prédio do Legislativo será feito via cadastro pessoal

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Câmara retoma sessões na 2ª feira de Carnaval e adotará cadastro para acesso ao prédio

O retorno das sessões ordinárias na Câmara de Ponta Grossa é estabelecido sempre no dia 15 de fevereiro de cada ano. Entretanto, neste ano a data cai em uma segunda-feira de Carnaval. Assim, existia a expectativa se haveria ou não ponto facultativo nesta data.

Nesta quarta-feira (3), o presidente da Câmara, Daniel Milla (PSD), depois de conversas com os demais membros da Mesa Executiva, revelou com exclusividade ao Blog que não haverá ponto facultativo. "As sessões voltam na segunda-feira dia 15 de fevereiro", declarou Milla, emendando que há um entendimento dos parlamentares de que as sessões precisam retornam o quando antes diante das demandas deste início de ano.

Cadastro

Além de informar o retorno para o dia 15, o presidente do Legislativo antecipou ao Blog que a Câmara vai adotar medidas de controle para o acesso ao prédio. A partir deste ano, para adentrar à Câmara o cidadão perecisará fazer um cadastro, apresentando um documento pessoal com foto.

"Tivemos algumas situações de vandalismo no ano passado em que não conseguimos identificar os autores por falta de um cadastro", ressaltou Milla, enfatizando que neste momento de pandemia a identificação dos visitantes do Legislativo também será benéfica. "Se algum funcionário da Câmara apresentar sintomas ou for diagnosticado com Covid, vamos poder consultar com quem de fora da Casa essa pessoa teve contato e alertá-la", explicou.

Ainda segundo Milla, a quantidade de pessoas que poderão acompanhar as sessões no plenário da Câmara será limitada a 25 num primeiro momento, seguindo o decreto municipal do último dia 19 de janeiro.

"O trabalho administrativo da Câmara retorna nesta quinta-feira, dia 4, e no dia 15 voltam as sessões", finaliza o presidente do Legislativo.

Pauta cheia

Os vereadores terão um início de ano com pauta cheia. Internamente, eles terão que lidar com a situação do vereador Walter José de Souza (PRTB), o Valtão, alvo da Operação Saturno do Gaeco, acusado de corrupção e que está em prisão domiciliar. Já existe pedido de cassação por parte do PRTB.

Também há uma questão envolvendo o vereador Felipe Passos (PSDB), acusado por ex-assessores de 'rachadinha' e assédio sexual. O vereador Geraldo Stocco (PSB) apresentou denúncia na Casa para que o caso seja investigado pelos parlamentares.

Do lado do Executivo, a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) deve finalizar e enviar nos próximos dias à Câmara projetos que promovem uma mini-reforma administrativa na estrutura da Prefeitura.