Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Destaques 14/01/2021

Procon-PR orienta consumidor sobre o novo golpe por transferências do PIX

O crime funciona quando algum golpista consegue invadir uma conta do WhatsApp

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Procon-PR orienta consumidor sobre o novo golpe por transferências do PIX

A tecnologia sem dúvida é uma grande aliada nos dias atuais e facilita a vida de muita gente, mas todo o cuidado é pouco com os golpes digitais. Para isso, o Procon-PR, órgão vinculado a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná orienta o consumidor sobre os cuidados que devem ser tomados com os golpes, agora através do PIX.

O crime funciona quando algum golpista consegue invadir uma conta do WhatsApp (seja por algum link que o usuário entrou ou algum dado pessoal que disponibilizou por alguma mensagem ou ligação) e manda mensagem para seus contatos pedindo alguma transferência via PIX.

De acordo com o secretário da Justiça, Ney Leprevost, “para evitar essa situação os cuidados devem ser redobrados com os pedidos de dinheiro através de mensagens pelo celular. Deve-se sempre checar a autenticidade do solicitante”.

Para a diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, “as transferências pelo PIX são feitas em até 10 segundos e isto dificulta e muito reverter a situação”, disse Claudia, complementando que “em casos de dúvidas sobre a garantia de seus direitos, orientamos que o consumidor procure o Procon-PR”. (Com assessoria)