Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa 11/08/2020

CDEPG realiza pesquisa econômica para elaboração de políticas públicas

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
CDEPG realiza pesquisa econômica para elaboração de políticas públicas

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), juntamente com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza nesta semana a 3ª edição do estudo dos impactos das medidas de contenção da Covid-19 nos setores produtivos de Ponta Grossa.

O intuito é fazer um mapeamento comparativo e embasar um relatório com políticas públicas municipais para a retomada pós- pandemia ao poder público. O questionário deverá ser respondido pelos empresários do comércio, serviços e indústria até a próxima terça-feira (18).

No final do mês de julho, integrantes do CDEPG, ACIPG, Prefeitura, Sebrae e UEPG firmaram um convênio de cooperação técnica para a elaboração de políticas públicas para auxiliar os setores produtivos na retomada da economia. “Com a
parceria, contaremos com professores da UEPG em um Grupo de Trabalho criado para junto ao CDEPG fazer o planejamento concreto da retomada da economia no pós-pandemia no município de Ponta Grossa”, explica Priscilla Garbelini, vice-presidente do CDEPG e coordenadora do GT.

As medidas propostas a partir do estudo visam a dar conta de amenizar os impactos do novo coronavírus em cinco vetores como o de Atração de investimentos; de Qualificação de Pessoas; a área de Expansão de Exportações; em Inovação; e em Encadeamento Produtivo.

Augusta Pelinski Raiher, pesquisadora do Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerepp), do Departamento de Economia da UEPG aponta que esta edição do estudo vai além de analisar os reflexos, mas sim, irá formular políticas públicas para auxiliar o empresário neste período ainda de pandemia, mas também de recuperação pós-pandemia.

“Com os resultados obtidos nesta fase, é significativa a importância do empresário responder esta edição do questionário, sob pena do setor que tiver pouca adesão ter o diagnóstico comprometido, e a área não ser
contemplada com política pública específica”, salienta a pesquisadora, que destacou que serão apresentadas soluções em âmbito municipal, para curto, médio e longo prazo.

Wilson Oliveira, presidente do CDEPG, comenta sobre da importância dos empresários responderem novamente a pesquisa, pois o cenário é muito dinâmico e diagnosticar as variações auxiliarão na retomada da economia local pós-pandemia do novo Coronavírus. “Mais do que nunca, necessitamos da participação efetiva das empresas dos diversos setores impactados com as medidas restritivas do comércio ou não, para apresentarmos soluções efetivas em políticas públicas de maneira emergencial para que a retomada seja rápida. Pedimos para que os empresários de
todos os setores produtivos respondam o questionário. É importante que mesmo osque já responderam as pesquisas anteriores, participem novamente”, finaliza Oliveira.

O questionário pode ser respondido até as 23h59 da próxima terça-feira, dia 18 de maio através do link:
https://forms.gle/8dWCqXMWMkqsEpBD7