Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa 11/09/2019

Crianças vivem dias mágicos na Feira do Livro

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Crianças vivem dias mágicos na Feira do Livro

Desde a tarde de sábado (07) crianças, jovens e adultos têm a oportunidade de mergulhar no universo da leitura e da narrativa nos espaços da Feira do Livro em Ponta Grossa. São apresentações de música, dança e teatro, vendas de livros para todo tipo de público e com preços especiais, mostras de projetos pedagógicos das escolas e CMEIs, além de apresentações das próprias crianças. O dia também contempla muitas histórias, narradas por contadores de diversos lugares do estado e do Brasil.

Todos os dias, no evento, são contadas inúmeras histórias para milhares de crianças, dando vida e imaginação para a narrativa. Para a contadoras de histórias Léia Cassol, participar pela segunda vez da Feira do Livro é gratificante por ver tanta gente interessada na leitura. “Contar histórias é uma forma de chegar no coração das pessoas sem ofender. É a melhor forma de educarmos, de trabalhar empatia, de desenvolver sentimentos a partir da leitura. E isso se dá tanto para crianças como para adultos” afirma ela, que mora em Porto Alegre e viajou até Ponta Grossa para contar histórias para a criançada.

Muitos alunos também vivem a experiência de passar por uma imensa livraria. A aluna Lorena de Santos foi à Feira com sua turma, da Escola Municipal Professora Judith Macedo Silveira. Ela encantou se com uma publicação que narra histórias de ‘unicórnios’. “Eu gosto muito de vir na Feira, aqui tudo é legal. E a gente ainda pode comprar livros lindos de unicórnio que eu gosto muito”, conta Lorena. Ela e as amigas compraram oito obras sobre o tema.

O evento também foi uma oportunidade para 70 alunos da Escola Municipal Eloy Avrechack, da comunidade de Cerrado Grande, em Itaiacoca. Eles foram até a Feira do Livro para mostrar atividades da escola sobre o projeto Força Verde Mirim, durante a Mostra Pedagógica, e para se apresentarem no palco principal. Eles também aproveitaram para entrar em contato com a grande quantidade de livros da Feira.

“Na escola as turmas contam histórias todas as semanas com as professoras e possuem 30 minutos diários de leitura por prazer”, conta a professora Simone do Rocio Foltran. A visita foi utilizada para estabelecer um contato em outro contexto. “Por ser de uma escola afastada do Centro, eles não têm tanto acesso a esse mundo. Apesar de terem na escola, não é tanto livro como temos aqui”, comenta ela.

Desenvolvendo trabalho em equipe e protagonismo

Ao longo dos dias, dezenas de CMEIs e Escolas realizam apresentações no palco do Parque Ambiental. O evento é o momento em que os alunos colocam em prática suas habilidades e vivem novas experiências, em apresentações aos colegas nos palcos e no contato com os livros e a contação de histórias.

Todos os grupos de alunos ensaiaram muito para subir ao palco e são incentivados e aplaudidos por colegas que não conhecem. Caso da dupla de alunos da Escola Municipal Maria Elvira Justus Schimidt, Abner Mendes e Natália Levandoski. Eles apresentaram uma dança com a música Asa Branca, de Luiz Gonzaga, fazendo alusão ao pensamento de Paulo Freire. “Estamos muito felizes! Nós ensaiamos muito para fazer uma apresentação linda que homenageia o Brasil”, declara a aluna Natália, que saiu da escola no Distrito de Guaragi para se apresentar.

A programação da feira segue até dia 15 de setembro, com as contações ocorrendo a partir das 9 horas. (Com assessoria)