Blog do Doc
Cavalgada São Luiz do Purunã
Lavandário Carambeí
Gralha Azul
Fechar
Segunda-feira, 04 de agosto de 2025
Segunda-feira, 04 de agosto de 2025
Destaques 04/08/2025

Inscrições para o Vestibular dos Povos Indígenas terminam na sexta-feira (8)

O vestibular oferece seis vagas nas universidades estaduais e dez vagas na Federal

Ouça a notícia Ouça a notícia – Tempo de leitura aprox. --
Inscrições para o Vestibular dos Povos Indígenas terminam na sexta-feira (8)

O prazo de inscrições para os candidatos ao 25º Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná está entrando na reta final. As inscrições podem ser feitas pelo site ou diretamente nas Terras Indígenas até a próxima sexta-feira (8). Nesta edição, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) é a responsável pela organização do concurso, que oferta vagas em sete instituições públicas.

De acordo com o cronograma, definido pela Comissão Universidade para os Indígenas (Cuia) Estadual e pela Central do Vestibular Unificado (CVU) da UEM, os locais de prova, divididos em oito polos, serão divulgados no dia 5 de setembro. A prova oral será aplicada no dia 14 de setembro e as provas escritas serão no dia 15, incluindo Conhecimento Geral e Redação. A Cuia publicará o resultado final no dia 10 de outubro.

O vestibular oferece seis vagas nas universidades estaduais de de Maringá (UEM), Londrina (UEL), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP), do Paraná (Unespar) e do Centro Oeste (Unicentro); e 10 vagas na Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Podem participar deste processo seletivo pessoas pertencentes às comunidades indígenas localizadas no Paraná, no caso das universidades estaduais, e pertencentes a etnias indígenas e residentes no Brasil, para os cursos de graduação da UFPR. É necessário ter Ensino Médio completo, conforme descrito no Manual do Candidato, pois a prova terá questões com a predominância da verificação da capacidade de argumentação, de raciocínio e de pensamento crítico.

Atualmente, a UEM conta com indígenas nos cursos de graduação presencial de Administração, Agronomia, Direito, Educação Física, Enfermagem, Geografia, História, Letras, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Serviço Social; e, na modalidade a distância, em: Ciências Biológicas, História, Letras e Pedagogia. (Com assessoria. Foto: UEM)