Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Destaques Eleições 30/09/2020

Biografia candidatos: três professores (as), uma advogada e um administrador concorrem à Prefeitura

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Biografia candidatos: três professores (as), uma advogada e um administrador concorrem à Prefeitura

O blogdodoc.com procurou as assessorias de comunicação dos cinco candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa e solicitou material sobre a biografia de cada um. O resultado você confere abaixo.

Os pontagrossenses terão como opção de voto três professores (as), com a Professora Elizabeth Schmidt (PSD), o Professor Gadini (PSOL) e o Professor Edson (PT), uma advogada, Mabel Canto (PSC), e um administrador, Marcio Pauliki (SD).

Todo o material com as biografias foi encaminhado pela comunicação de cada postulante ao Palácio da Ronda:

Elizabeth Schmidt

Elizabeth Silveira Schmidt nasceu, estudou, casou e sempre viveu em Ponta Grossa. Tem três filhos e sete netos! É professora aposentada, trabalhou em todos os níveis de ensino: desde a educação infantil até o ensino superior e pós-graduação. É especialista e mestre em educação.

De 2005 a 2012, foi Secretária Municipal de Cultura e Turismo, na gestão prefeito Pedro Wosgrau Filho. Na gestão Marcelo Rangel foi Secretária de Administração e Secretária de Recursos Humanos (2015-16). Elizabeth foi eleita vice-prefeita de Ponta Grossa para a gestão 2017-2020, na chapa que reelegeu o prefeito Marcelo Rangel.

Acumulou o cargo de Presidente da Fundação Municipal de Turismo entre fevereiro de 2017 a março de 2018. À frente da então Fundação Municipal de Turismo implementou inúmeros projetos, criou o Observatório do Turismo em PG, expandiu programas como o Turismo Industrial, QR Code PG Turística e, grande destaque, à captação de eventos através da Lei do Turismo (12.066/2014), que visa incentivar a realização de eventos geradores de fluxo turístico no Município de Ponta Grossa.

É Cidadã Benemérita de Ponta Grossa e possui ‘Menção Honrosa’ em comemoração ao Dia Mundial do Turismo de 2017, emitido pela Assembleia Legislativa do Paraná por proposição do deputado Ney Leprevost. Recebeu o prêmio de Mulher Destaque do Turismo Paranaense, indicada pelo presidente da Fecomércio/PR, o vice-governador, Darci Piana.

Mabel Canto

Mabel Canto nasceu em 1985 na cidade de Clevelândia no sudoeste do Estado do Paraná. Ponta-grossense de coração há mais de 28 anos, Mabel recebeu em junho de 2020 o Título de Cidadã Honorária da cidade. Casada, mãe de dois filhos, advogada e radialista, vem seguindo os passos do seu pai, Jocelito Canto, no rádio e na política. Iniciou sua carreira no rádio quando tinha 15 anos.

Esteve ao lado do pai em suas campanhas políticas e acompanhou diretamente seus mandatos como Prefeito Municipal de Ponta Grossa e Deputado Estadual do Paraná. Posteriormente, também trabalhou como Assessora Jurídica na Secretaria de Segurança Pública do Estado e atuou como técnica responsável pela gerência do Programa Leite das Crianças por toda região dos Campos Gerais.

Mabel herdou de família o compromisso de auxiliar as comunidades carentes. Segue desde o início do seu mandato buscando a ampliação do Hospital Regional, onde já conseguiu indicar recursos no valor de R$ 2,4mi para equipar e mobiliar a nova maternidade que atenderá gestantes de toda a região dos Campos Gerais. Também indicou mais de 15 mi de reais em recursos aos municípios dos Campos Gerais nas áreas de Educação, Saúde, Esporte e Segurança Pública.

Mabel tem acompanhado e fiscalizado obras públicas em todo o Estado, com destaque para a Trincheira do Los Angeles no Município de Ponta Grossa, onde descobriu que a obra custou quase 20 mi de reais aos cofres públicos e apontou inúmeros indícios de irregularidades que foram encaminhados ao GAECO e Ministério Público. Também conseguiu a retomada da reconstrução da obra do Colégio Francisco Pires Machado, interrompida devido aos desvios de recursos da Operação Quadro Negro. É autora da Lei Estadual 20.127/2020 - a Lei do Parto Adequado, que garante o direito a todas as gestantes do estado de escolher a via de parto.

Desenvolveu o Projeto Garagem Mulher na região dos Campos Gerais, que tem como objetivo dar apoio em inúmeras frentes para as mulheres da região, como empreendedorismo, combate a violência, apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade social e inserção da mulher na política. Sempre defendendo os direitos das mulheres, além dos projetos apresentados em prol das paranaenses, tem combatido na Assembleia Legislativa a violência contra as mulheres.

Como compromisso de campanha tem publicado em seu site, www.mabelcanto.com.br, todas as notas e recibos dos gastos do seu mandato, transparência até então inédita no Estado. Destina desde o início do mandato metade do seu salário para instituições sociais e pessoas em situação de vulnerabilidade da região.

Marcio Pauliki

Nascido em Ponta Grossa, em 29 de agosto de 1972, é filho de Cirlei Simão Pauliki e Jeroslau Pauliki. Casado com Fábia Pauliki é pai de Maria Eduarda, 17 anos e Mariana Pauliki, de 14 anos. Desde muito cedo começou a trabalhar ao lado do pai, aprendendo valores morais e empreendedores que formaram seu caráter.

Administrador por formação pela UEPG, especialista em Marketing pela London University em Londres/Inglaterra, em Administração pela Berkeley University em San Francisco/Califórnia/EUA e em Gestão Empresarial pela FGV, Marcio Pauliki tem experiência administrativa comprovada e há seis anos ocupa o cargo de vice-presidente do Grupo MM, tendo recebido vários prêmios importantes no Brasil, sendo pela quarta vez consecutiva como uma das “150 Melhores Empresas para se trabalhar no Brasil” /Revista Você SA/Exame 2011/2012/2013/2014; e 4º ano como as “130 Melhores Empresas para Trabalhar/Great Place to Work/ Época”.

Além de se manter entre as Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW – Paraná; entre as Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW – Santa Catarina; Melhores no Varejo; Melhores Empresas para Começar a Carreira – Revista Você S/A e Melhores Práticas de Gestão de Pessoas – Revista Gestão e RH. Estreou ainda nos rankings: 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro SBVC; 1.000 Maiores Empresas do Brasil – Revista Exame; 500 Maiores do Sul na Revista Amanhã/Valor Econômico; Melhores Empresas para o Consumidor no Reclame Aqui e também Índice RA 1000 de Excelência no Atendimento no Reclame Aqui. Algo que comprova a preocupação constante, não apenas em administrar, mas também em valorizar as pessoas.

Procurando fazer mais pela comunidade, ingressou no associativismo em 1996.  Foi presidente da ACIPG (Associação Comercial e Empresarial de Ponta Grossa) na gestão 2010-2012 e cumpriu 98% das metas do "Plano de Vôo". Na área social, idealizou Instituto Mundo Melhor que atua em rede com mais de 110 parceiros e desenvolve ações nas áreas de saúde, educação e capacitação profissional. Sob sua presidência, entre 2010 e 2011, implantou importantes projetos como o Aprendiz Legal, Reservista Legal, Jovem Mundo Melhor, Jovem Mãe, Infância Mundo Melhor, Salas Virtuais Mundo Melhor e Expresso Mundo Melhor beneficiando muitas pessoas.

Assumindo que a política, quando bem praticada, é um importante instrumento para levar desenvolvimento social e humano à população, Marcio Pauliki ingressou na vida pública e como presidente do Solidariedade Paraná e Ponta Grossa, vem realizando um trabalho de modernização e mobilização, desenvolvendo projetos importantes para a cidade, região e estado, que visam trazer progresso e qualidade de vida. Por esse motivo, com coragem e determinação, candidatou-se à Prefeitura de Ponta Grossa em 2012. E em 2014 candidatou-se a deputado estadual, elegendo-se com 63 mil votos! Em 2018 concorreu ao cargo de deputado federal ficando na primeira suplência.

Professor Edson

Nascido em Ponta Grossa no ano de 1962, moro em Olarias, no mesmo bairro onde já moravam meus avós. Historiador formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, atuo como professor na mesma instituição desde 1987. Fiz mestrado em História Econômica na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorado em História Cultural na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Sou autor de diversos artigos para revistas especializadas, escrevi também sobre a história da energia elétrica no Paraná, além de capítulos em colaboração para diversas outras publicações, especialmente sobre temas da história da Igreja.

Participei da Juventude Franciscana (Jufra), movimento da Igreja Católica, desde 1975, sendo eleito secretário nacional em 1989 para período de 1990 a 1992. Como membro professo da Ordem Franciscana Secular, minha atuação religiosa me aproximou da militância política como um meio de tornar concretas as propostas de solidariedade encampadas pelo movimento. Filiei-me ao PT no ano de 1987.

Fui presidente da Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo), coordenador de planejamento estratégico da gestão do prefeito Péricles de Holleben Mello e presidente da Fundação Cultural de Ponta Grossa entre os anos de 2000 e 2004. Fui presidente do Partido dos Trabalhadores em Ponta Grossa entre 2015 e 2017.

Professor Gadini

Com uma participação direta na organização dos movimentos sociais por melhores condições de vida e trabalho, o Professor Gadini construiu uma trajetória de apoio e atuação na luta d@s trabalhador@s da cidade e em defesa da cidadania e dignidade humana. Professor concursado da UEPG, onde trabalha há 24 anos, Gadini presidiu o Sindicato dos Docentes da UEPG (SINDUEPG-ANDES/N, entre 2006-2008), foi um dos fundadores da TV Comunitária PG, que opera pelo sistema a cabo na Cidade e também coordenou a Associação da TVCom, além de apoiar a organização de atividades e movimentos sociais em diversas áreas na Cidade.

O Professor também foi porta-voz do Núcleo PG do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE, entre 2008 e 2010) e coordenou o grupo gestor da Frente Popular de Movimentos Sociais de PG.

Movimentos sociais, como as manifestações contra o aumento da tarifa do transporte coletivo, organizadas pelos estudantes em 2004, 2006, 2008 e 2009 por melhoria na qualidade do transporte público e o fim do monopólio sem fiscalização da Prefeitura, sempre contaram com apoio do Professor Gadini. Em 2008, Gadini participou da luta em defesa de um aterro público em local adequado, contra a mudança do plano diretor, proposto pelo prefeito, que iria prejudicar a área ambiental da Cidade.

Em 2009, esteve presente na criação do Fórum em Defesa de Políticas de PG, com dezenas de associações sem fins lucrativos e, pouco depois, também integra o Fórum das Águas dos Campos Gerais, em defesa da água e do saneamento básico como política pública.

Em 2015 e 2016, Gadini participou do movimento contra a negociação entre a Prefeitura e a concessionária de água e saneamento, que pretendia antecipar um contrato de 30 e 60 anos. Entre 2017 e 2020, esteve à frente do grupo gestor do Fórum em Defesa da Previdência Pública, cobrando do governo federal e dos parlamentares que o fim da sonegação fiscal e previdenciária, por grandes empresas e bancos, deveria ser o primeiro passo na reforma, que retirou direitos da maioria de pobres.

Na UEPG, Gadini foi chefe de departamento, coordenou a pós-graduação em Jornalismo, além de realizar diversos eventos sociais, projetos de pesquisa científica e extensão comunitária. Escritor, cronista e pesquisador, o Professor Gadini é autor de diversos livros e publicações sobre Jornalismo, política, produção cultural e pela democratização da mídia. Em 2011 Gadini recebeu o título de cidadão honorário de PG.

Natural do interior do Rio Grande do Sul (Ronda Alta), Gadini é jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Comunicação, doutor em Ciências da Comunicação (Unisinos, RS), cursou o programa Doutorado Sanduiche na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, e em 2018 realizou um pós-doutorado na Universidad Complutense de Madrid.

A campanha para Mudar de Verdade! inclui propostas para diminuir a pobreza em PG, como um programa de renda justa e o incentivo à criação de um banco de crédito comunitário.

É a segunda vez que o Professor Gadini participa de uma eleição. Em 2016, candidato pela primeira vez, o PSOL obteve mais de 12 mil votos, o equivalente a cerca de 7% dos votos válidos na disputa pela prefeitura de PG.

 

*Atualizada às 20h19 para complementação de informações