Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Política Eleições 28/09/2020

Criação de Policlínicas da Família é proposta por Mabel

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Criação de Policlínicas da Família é proposta por Mabel

A candidata à Prefeitura de Ponta Grossa, Mabel Canto (PSC), vai propor a criação de Policlínicas da Família. A meta é utilizar a estrutura dos antigos Centros de Atenção à Saúde (CAS), ao lado dos terminais de transporte coletivo, e garantirá consultas, exames e atendimento especializado voltado à atenção básica de saúde. Os atendimentos que hoje são realizados nos antigos CAS - com as equipes do Programa Saúde da Família - serão redistribuídos pelas unidades da região, não deixando a população sem atendimento.

Os espaços serão equipados com ultrassom, raio-X, além de contar com equipe multiprofissional composta por nutricionista, farmacêutico, profissional de educação física, fisioterapeuta, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social. Haverá também profissionais nas áreas de odontologia, cardiologia, endocrinologia, obstetrícia, pediatria e geriatria.

No plano de governo da coligação “Ponta Grossa em Primeiro Lugar”, o objetivo é promover o fortalecimento e consolidação da atenção primária à saúde com foco nas unidades de saúde da família. Assim, também está proposta a criação do Plano de Regionalização Municipal da Saúde com o objetivo de fortalecimento da atenção básica, por meio do estabelecimento de cinco Distritos Sanitários – Uvaranas, Oficinas, Nova Rússia, Ronda e Área Rural. “Queremos promover o fortalecimento e a consolidação da atenção primária à saúde com foco nas unidades de saúde da família”, destaca Mabel Canto.

Encaminhamento pelas UBS

Os encaminhamentos para as policlínicas serão feitos pelas Unidades Básicas de Saúde. “Vamos ter consultas, exames e um atendimento especializado. Cada local terá um olhar especial, porque cada bairro tem uma realidade diferente”, acrescenta a candidata.

O projeto também visa uma parceria com a UEPG para realizar a residência clínica para o atendimento. As gestantes terão atenção especial e poderão, por exemplo, fazer exames de ultrassom. “Importante que o atendimento não será com ‘portas abertas’. Será direcionado e assim 80 % dos problemas da atenção básica poderão ser resolvidos”, finaliza Mabel Canto. (Com assessoria)