Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024

Mais de 20 entidades aderem a Conselho Empresarial para atuar nas eleições

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Mais de 20 entidades aderem a Conselho Empresarial para atuar nas eleições

O Conselho Empresarial Estratégico de Ponta Grossa, órgão que congrega entidades do setor econômico da cidade, deu procedimento a seu protocolo para atuação nas eleições e já tem assegurada a adesão de diversas entidades de classe. O grupo que irá fazer uma análise dos planos de governo dos candidatos a prefeito e vereador já conta com 22 instituições e nos próximos dias deve começar a se debruçar sobre as propostas dos concorrentes aos cargos públicos.

No protocolo para as eleições municipais elaborado pelo Conselho Empresarial está prevista a análise dos planos de governo, e em seguida reuniões com os candidatos para debater e sugerir propostas para os políticos. “Iniciamos a recepção dos planos de governo, estamos com uma adesão muito grande das entidades de classe, e vamos começar a pedir a indicação de um representante de cada instituição, para que possamos analisar os planos e agendar as visitas dos candidatos”, explica Sandra Queiroz, diretora de Responsabilidade Social da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG).

Um dos objetivos da medida é acompanhar a política oficial de desenvolvimento econômico da cidade e avaliar a qualidade de projetos propostos pelos candidatos. A criação de uma frente parlamentar municipal voltada para o setor empresarial também é um objetivo que o Conselho Empresarial almeja no futuro, e espera começar a consolidar com o protocolo para as eleições deste ano. “Com isso temos um Conselho Empresarial Estratégico bem forte e almejamos em um futuro próximo ter uma frente parlamentar municipal, e não contar com somente um vereador, mas com vários, esse é o objetivo final”, complementa Sandra Queiroz.

Confirmadas

Já confirmaram participação no protocolo das eleições as seguintes instituições: ACIPG;  Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG); Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP); Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa (SindiMetal); Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias e de Marcenarias de Ponta Grossa (SindiMadeira); Sindicato das Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria dos Campos Gerais (SindiPan); Sindicato das Indústrias de Reparações de Veículos e Acessórios dos Campos Gerais (SindiRepa); SindiMineração; Sindicomércio; Sociedade Rural dos Campos Gerais; Sindicato Rural de Ponta Grossa; Associações Engenheiros Civis; Associação Engenheiros Agrônomos; Sindicato das Empresas de Carga de Ponta Grossa (SindiPonta); Associação Paranaense de Supermercados (APRAS); Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis (SindiCombustiveis); Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (SINEPE); Associação dos Mineradores de Areia do Rio Tibagi; Associação dos Shoppings; Conselho Regional de Administração (CRA); Conselho Regional de Contabilidade;  Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares e Similares dos Campos Gerais.

Apresentação dos planos

Os candidatos deverão protocolar na Secretaria da ACIPG seus planos de governo para apreciação do conselho. Os candidatos, após apresentarem suas propostas, ainda deverão ser ouvidos pelo Conselho Empresarial, em regras pré-determinadas pelo protocolo.

Os candidatos deverão se reunir com os empresários para debater e ouvir propostas em encontros que serão híbridos (presencial e videoconferência). Filiados a entidades parceiras e assessores dos candidatos deverão se inscrever pelo site da ACIPG, quando declaram aceitar as regras de participação. (Com assessoria)