Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Destaques Eleições 31/08/2020

Prazo para as convenções partidárias das Eleições 2020 começa hoje (31) e vai até 16 de setembro

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prazo para as convenções partidárias das Eleições 2020 começa hoje (31) e vai até 16 de setembro

Está aberto a partir desta segunda-feira (31) o prazo para que os partidos políticos realizem suas convenções para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereador que vão concorrer nas Eleições Municipais 2020. A convenções podem acontecer até o próximo dia 16 de setembro com o registro das candidaturas podendo ocorrer até 26 do mesmo mês. A campanha eleitoral 2020 estará permitida a partir do dia 27 de setembro.

O adiamento do pleito por 42 dias diante do cenário de pandemia fez com que todas as datas do calendário eleitoral também fossem adiadas proporcionalmente. Assim, o período das convenções, que estava previsto inicialmente entre 20 de julho e 05 de agosto, passou para 31 de agosto a 16 de setembro. As convenções podem ser realizadas de forma virtual. Para ser no formato presencial será preciso respeitar as orientações de cada município em relação a aglomerações.

Em Ponta Grossa, cada partido pode apresentar candidato a prefeito e vice e uma chapa de até 29 candidatos a vereador, sendo que 30% deve ser do sexo feminino.

PV, DEM e PSD

A primeira convenção partidária na cidade será do Partido Verde (PV), com o evento marcado para as 19 horas desta segunda, no plenário da Câmara Municipal. Outro partido que já marcou a data da convenção em Ponta Grossa é o Democratas (DEM), que será no próximo sábado dia 12 de setembro, em um sábado, no auditório da Rádio Pontagrossense. O DEM adiou em uma semana a realização da convenção, que num primeiro momento estava agenda para o próximo sábado, dia 05 de setembro. O Partido Social Democrático (PSD) também já marcou a sua convenção, na próxima sexta-feira (04), às 19 horas, no plenário da Câmara.

No PV, além da escolha dos vereadores, a definição da majoritária deve ser no sentido de uma composição com o PSD, da pré-candidata a prefeita, Elizabeth Schmidt.

Já no DEM, a definição sobre o pleito à Prefeitura deve orientar para uma coligação em apoio ao pré-candidato do Solidariedade a prefeito, Marcio Pauliki. O nome do vereador Sebastião Mainardes Junior (DEM) é um dos cotados para ser indicado à vice de Pauliki.

No PSD, a convenção deverá marcar o lançamento da candidatura da vice-prefeita, Elizabeth Schmidt, para concorrer à Prefeitura. Ela será a candidata que representará o atual Governo Marcelo Rangel (PSDB) na eleição deste ano. Rangel chega ao fim do seu segundo mandato à frente da administração municipal.

O PSD também promete uma chapa forte para a disputa pelas cadeiras da Câmara. São cinco vereadores na chapa: Daniel Milla, João Florenal Silva, Paulo Balansin, Divo e Vinícius Camargo, além do ex-vereador Rogério Mioduski, que neste mandato exerceu o cargo durante o tempo em que o titular da vaga, Maurício Silva, hoje no PSDB, esteve como secretário de Governo de Rangel.

Atualizada às 10h26 e às 11h02