Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Destaques 24/08/2020

TSE apoia cartilha criada pelo Conselho de Administração sobre voto consciente

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
TSE apoia cartilha criada pelo Conselho de Administração sobre voto consciente

Voto consciente, uma das bandeiras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é tema de uma cartilha lançada pelo Conselho Federal de Administração (CFA). A publicação tem dados sobre finanças e desempenho em que é possível elaborar um diagnóstico sobre a gestão de cada município utilizando 12 indicadores e 30 variáveis diferentes.

Essas informações baseadas em dados públicos podem orientar jornalistas na elaboração de perguntas mais estruturadas e direcionadas aos futuros candidatos a prefeitos e vereadores, de forma científica, elevando a qualidade do debate, e a possibilidade de melhores escolhas pelo eleitor que se informa por meio da imprensa.

O objetivo do guia é contribuir de forma técnica para atender aos anseios daqueles que buscam saber dos futuros gestores, quais os seus projetos e planos de ações para promover o desenvolvimento, e melhorias municipais, durante uma nova gestão.

O Guia mostra como acessar e utilizar o Índice de Governança Municipal (IGM-CFA), plataforma on-line e gratuita criada pelo CFA para auxiliar os gestores municipais e a população a visualizar as necessidades e boas práticas de sua região, observando as priorizações de políticas públicas, além de promover o debate sobre a importância da gestão profissional dos municípios brasileiros.

O diagnóstico para elaborar o retrato de cada município é feito com base em números e percentuais que levam em conta dados de abandono escolar, nota IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), cobertura vacinal, mortalidade infantil, atendimento médico, segurança, investimento municipal, vulnerabilidade social, saneamento, dentre outras informações.

Confira a íntegra do Guia para a Imprensa ou explore diretamente os dados do  IGM.

Fonte: TSE