Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Destaques 14/08/2020

Clubes e Liga traçam medidas para volta do esporte coletivo; protocolo será avaliado pela Prefeitura

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Clubes e Liga traçam medidas para volta do esporte coletivo; protocolo será avaliado pela Prefeitura

Cerca de vinte pessoas que representam os clubes, as quadras de society e a Liga de Futebol de Ponta Grossa se reuniram para discutir a viabilidade do retorno do esporte coletivo. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (13), às 19h, na Sede Social do Clube Verde. A expectativa é que até segunda-feira (17) seja entregue um protocolo conjunto para ser apresentado ao Comitê de Crise do município que articula as estratégias de combate ao novo coronavírus.

"O objetivo do encontro foi atingido", disse o responsável pela convocação da reunião, ex-presidente e membro do conselho diretor do América, Izaías Salustiano. O propósito do encontro era justamente criar o protocolo conjunto, que está passando por alguns ajustes. A perspectiva é que seja finalizado e entregue às autoridades sanitárias da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa nesta segunda-feira (17).

"Os clubes devem abrir com apenas 30% da sua capacidade de público e com restrições. Devem medir a temperatura e fazer o cadastro prévio dos atletas. Também queremos aumentar a divulgação nas nossas redes sociais, trazendo informações sobre esse vírus. Os vestiários deverão ficar fechados e itens individuais não devem ser compartilhados. Será obrigatório o uso de máscara antes de entrar e ao sair do campo. Grupos de risco não deverão frequentar o clube e terá 30 minutos de intervalo entre cada partida. O uso de colete também será proibido. E a higienização dos locais compartilhados será reforçada, até mesmo a bola deverá ser higienizada entre uma partida e outra", comentou Izaías sobre as medidas discutidas durante a reunião e que devem fazer parte do protocolo.

Situação financeira

Outro assunto levantado foi a dificuldade financeira dos clubes, já que sem a prática esportiva não há pagamento das mensalidades dos associados. "Outra renda seria do aluguel para eventos, mas isso também não está sendo possível", acrescentou Salustiano.

"A situação está caótica de todos os clubes sociais da cidade, todo mundo está quebrado", lamentou o presidente da Liga de Futebol de Ponta Grossa, Cesar Roberto Pitela. Ele afirmou que todos os cuidados serão tomados, mas que a volta da prática esportiva é urgente. "Esperamos a sensibilidade do Comitê de Crise e que faça voltar as atividades", argumentou.