Eleições Política

“Não haverá intervenção e o PDT terá candidato próprio a prefeito em PG”, afirma Dr. Magno

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) tem sido alvo de muitos comentários nos bastidores da política em Ponta Grossa. Muitos deles, dão conta de que o partido poderá deixar de apresentar um candidato à Prefeitura Municipal para indicar um nome para vice-prefeito numa chapa que deve ter o deputado federal Aliel Machado (PSB) como candidato a prefeito. A adesão ao seu grupo estaria sendo articulada por Aliel em Brasília, via diretório nacional. No entanto, o PDT municipal tem há bastante tempo o nome do vereador Dr. Magno Zanellato como pré-candidato a prefeito.

Nesta quinta-feira (6), Dr. Magno passou o dia em conversas com o presidente do PDT do Paraná, André Menegotto, e com uma das principais lideranças do partido no país, o ex-prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. De acordo com o vereador, ambos garantiram que não existe a possibilidade de uma intervenção por parte do diretório nacional em Ponta Grossa. “O PDT terá candidato próprio a prefeito em Ponta Grossa. Isso é certo. Ou saio eu a prefeito, ou o Roberto Mongruel”, declarou Dr. Magno.

O vereador explicou que existe um entendimento nacional de que o PDT e o PSB, partido de Aliel, devem procurar compor nos municípios em que a aliança partidária for possível. Entretanto, naqueles municípios em que o PDT tiver candidaturas próprias a prefeito, como deve ser o caso de Ponta Grossa, essa união não precisa necessariamente acontecer. Dr. Magno citou o exemplo de Curitiba, onde Fruet deve ser o candidato do PDT e Luciano Ducci pelo PSB.

“Apoio do Aliel não quero”, diz vereador

Em relação à entrada do nome do empresário Roberto Mongruel como pré-candidato do PDT, Dr. Magno explicou que essa possibilidade surgiu depois de uma conversa em que Mongruel citou a possibilidade de Aliel Machado não ser candidato, e que o partido poderia vir a encabeçar a chapa para Prefeitura dentro de uma aliança partidária com vários partidos, entre eles o PDT e o PSB.

“Eu respondi ao Mongruel que o apoio do Aliel eu não quero, pois não me sinto confortável com isso. Foi então que consideramos a possibilidade de o Mongruel ser o candidato, pois ele disse não ter problema em receber apoio do Aliel”, revelou Dr. Magno, enfatizando que antes disso, já havia convidado Mongruel a ser o seu candidato a vice, numa chapa pura do PDT.

Todavia, conforme Dr. Magno, nesta semana Aliel Machado teria dito a Mongruel que será sim candidato a prefeito, o que inviabilizou a composição partidária que estava sendo ventilada, com Mongruel de candidato a prefeito. “Eu abriria mão de ser candidato para o Mongruel encabeçar a chapa, mas o Aliel eu não apoio. Por isso não tem a possibilidade de o PDT apresentar o vice na chapa do Aliel”, enfatizou o vereador.

Nota oficial na próxima semana

Segundo Dr. Magno, na próxima semana o PDT estadual deverá emitir uma nota oficial em que garante que o partido terá autonomia para decidir pela candidatura própria em Ponta Grossa. “Essas conversas de que o PDT está nas mãos de outras pessoas, de fora do partido, me deixam triste. Por isso fiz questão de procurar as lideranças estaduais do nosso partido para deixar tudo claro, e na próxima semana será emitida uma nota oficial reiterando nossa autonomia em Ponta Grossa”, argumentou Dr. Magno.

Por fim, o vereador disse que o PDT tem projetos amplos para o Paraná, com Fruet como candidato a prefeito de Curitiba e possível candidato a governador futuramente. Nesse cenário, Ponta Grossa tem papel importante nesse projeto de crescimento do partido no Paraná.

“Depois da saída do Marcio Pauliki, o PDT deu uma minguada em Ponta Grossa. Estamos fazendo um trabalho árduo de juntar os cacos e garantir uma chapa completa a vereador e um candidato à Prefeitura. Isso precisa ser valorizado e o nosso diretório estadual reconhece o trabalho que está sendo feito”, finaliza Dr. Magno, ressaltando que tem mantido uma boa parceria com Roberto Mongruel na organização do PDT.

Conversas

Procurado para falar a respeito da aproximação com o PDT, o deputado federal Aliel Machado disse que as conversas estão acontecendo. “Estamos conversando. A ideia é ter uma frente ampla e com pessoas capacitadas, independente de candidato”, disse ao Blog.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail, website ou empresa não serão publicados.

Confira outros Posts