Fechar
Terça, 23 de abril de 2024
Terça, 23 de abril de 2024
Ponta Grossa 31/07/2020

Prefeitura de PG faz alterações no Portal da Transparência para facilitar acesso

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura de PG faz alterações no Portal da Transparência para facilitar acesso

A Prefeitura de Ponta Grossa realizou adequações no Portal da Transparência nesta última semana de julho. As principais modificações foram feitas na aba ‘Covid-19’, com a intenção de deixar as informações mais acessíveis na página da web.

Com as mudanças, foram inclusas informações sobre legislação municipal referente à pandemia do coronavírus, os dados integrais de aquisições, compras com licitação, compras diretas e chamamento.

As alterações foram solicitadas pela Controladoria Geral do Município, que durante o mês analisou formas de implementar novas funcionalidades no portal.

“Constantemente analisamos questões que devem ser melhoradas no nosso Portal da Transparência. Nos últimos dois meses o Ministério Público do Paraná e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgaram avaliações sobre os portais da transparência dos municípios do estado e vimos que havia alguns pontos que precisávamos otimizar para deixá-lo mais atraente e melhor localizado na página on-line da Prefeitura. Verificamos as alterações necessárias e as solicitamos ao departamento de Informática”, explica o controlador Lauro Costa.

Para torná-lo mais acessível, a aba do Portal da Transparência foi inclusa no quadrante superior direito da tela inicial da página on-line da Prefeitura. Para acessá-lo, basta clicar nos ícones disponíveis.

Na aba do Portal foi criada uma exposição inicial para que o internauta selecione se quer verificar informações da administração direta ou dos órgãos da administração indireta.

“Anteriormente muitas pessoas não viam com facilidade que para conseguir detalhes sobre a administração indireta era necessário selecionar qual é o órgão em que se busca as informações. Agora, com a nova funcionalidade, a página direciona primeiramente para a escolha das entidades. Isso é importante pois consideramos que um dos princípios da transparência é deixar as informações mais claras e objetivas possíveis. Vale ressaltar que para obter informações mais completas sobre a Covid-19 é necessário acessar o hiperlink que direciona para as divulgações da Fundação Municipal de Saúde (FMS)”, destaca Lauro.

Na aba Covid-19 agora é possível acessar licitações, contratos/atas, publicações (decretos, legislação e chamamentos), despesas empenhadas e despesas liquidadas. Para Acessar o Portal da Transparência, clique aqui.

(Com Assessorias)