Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Ponta Grossa 31/07/2020

CDEPG realiza reunião com vice-governador e secretários de Estado

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
CDEPG realiza reunião com vice-governador e secretários de Estado

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG) realizou na manhã desta sexta-feira (31) uma reunião remota com o vice-governador Darci Piana, com o chefe da Casa Civil Guto Silva e com Valdemar Bernardo Jorge, secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes. O encontro virtual contou ainda com a presença de professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Prefeitura Municipal, que atuarão na elaboração de um plano municipal de recuperação econômica.

O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) comentou que estamos passando pelo momento mais difícil da pandemia até agora, chegando na semana passada na ocupação de 100% dos leitos. Em virtude disso, conta que a cidade está na Bandeira Laranja, mas que para a semana que vem, tem a esperança de retornar a Bandeira Amarela. Rangel salientou que infelizmente, a situação interfere no consumo, porém, os números de Ponta Grossa são animadores se comparado com outras cidades do Paraná.

“Ponta Grossa foi o comércio que mais respondeu positivamente. Tivemos emprego, é a única cidade com resultado positivo do Caged. A cidade está correndo e não podemos deixar ela parada”, disse o prefeito, salientando que é aliado dos presentes e que estará aberto aos estudos que serão efetuados.

Plano de Recuperação

O secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes apresentou o estudo do Plano de Recuperação, Crescimento e Desenvolvimento do Paraná. Ele discorreu sobre 19 vetores divididos em três eixos no Desenvolvimento Econômico, Gestão Governamental e Desenvolvimento Social. Por ser um estudo e ainda não estar consolidado, Jorge solicitou que os dados não fossem divulgados ainda.

“Vivemos uma crise grande, mas estamos conseguindo entender melhor o vírus e trabalhar para superar esta pandemia”, disse o secretário, salientando que o Paraná tem tudo para sair mais cedo desta crise, comparado com outros estados.

Um dos fatores destacados por Jorge são os investimentos em infraestrutura, com obras públicas. Segundo ele, a construção civil é uma das áreas que mais gera emprego, mas entre outras estratégias está também apoiar a agricultura familiar. Além disso, Jorge explicou que no eixo de Gestão Governamental será feito um trabalho importante para a economia dos gastos públicos.

Guto Silva destacou a simplicidade das ações, agregado ao diálogo e transparência. Ressaltou o alinhamento com os municípios. Como também, estamos cuidando muito bem da área social. Silva disse que o estado também está atento na Segurança Pública pelos efeitos da crise.

“Temos que deixar os hospitais abastecidos, combater o aumento da criminalidade, mas o furo financeiro é pesado, mesmo contamos com a solidariedade dos outros poderes que compartilharam valores com o Executivo. Mesmo com as dificuldades, queremos continuar com tudo em dia com salários dos servidores e com nossos fornecedores, mas não jogar este déficit para a população”, disse o chefe da Casa Civil.

Projetos

O Vice-governador citou diversos projetos importantes do governo do estado que já fomentam a economia, bem como recursos aplicados em diversas frentes.

“Tudo o que foi mostrado pelo Valdemar e pelo Guto Silva, dá a ideia do que a gente está preparado para o enfrentamento e para a retomada da econômica. Tenho a certeza que conseguiremos dentro de pouco tempo com os contatos que o Paraná está fazendo com os russos e com os chineses em relação as vacinas para o novo coronavírus e vamos tocar em frente o nosso estado”, disse Piana.

Para o presidente do CDEPG, Wilson Oliveira, a reunião foi bem-sucedida e cumpriu com o objetivo de dar uma noção dos planos que o governo do estado para o enfrentamento dos impactos do novo coronavírus na economia e desenvolvimento do Paraná.

“Foi de grande valia a participação dos representantes do governo. Agora, subsidiados destas informações, o Grupo de Trabalho formado por professores da UEPG, colaboradores da Prefeitura e membros do CDEPG terão mais condições de elaborarem um plano de retomada para Ponta Grossa”, finaliza Oliveira. (Com assessoria)