Política

Proposta que determina instalação de câmeras nas UBS sai para vistas na Câmara

O vereador Ricardo Zampieri (Republicanos) é autor do projeto de lei (PL 254/2018) que determina a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) a instalar câmeras de segurança nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A proposta começou a ser discutida no Legislativo Municipal nesta quarta-feira (29). Segundo Ricardo, a proposta busca coibir furtos e vandalismo nas UBS.

O autor do projeto lembra que a Prefeitura gasta, anualmente, mais de R$ 300 mil para solucionar problemas causados por furtos e vandalismo nas Unidades Básicas. Além disso, Ricardo destaca que a proposta contribuiria com o trabalho da Guarda Municipal. “É muito mais plausível ter câmeras nas unidades e guardas fazendo rondas, em viaturas. Não é possível deixar um guarda 24h por dia em cada UBS”, destaca.

O projeto de Zampieri prevê que as câmeras estejam posicionadas para captar imagens da área interna e externa, além de também estarem conectadas ao sistema de monitoramento da Guarda Municipal (GM). “Isso trará mais sensação de segurança para a comunidade, para quem utiliza o posto de saúde, além do próprio servidor municipal”, contou Ricardo.

O texto sugerido por Zampieri ressalta ainda que, apesar de ter custos ao município, o projeto traria benefícios muito maiores. “O custo da instalação se comparado ao custo causado pelos furtos e vandalismos é irrisório. As UBS são frequentemente invadidas e prejudicadas e quem perde é a população que acaba ficando sem atendimento médico”, disse.

O projeto acabou sendo retirado para vistas para receber ajustes de outros parlamentares e deve voltar à pauta na próxima semana. (Com assessoria)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail, website ou empresa não serão publicados.

Confira outros Posts