Destaques

Governo já tem propostas para a obra do Contorno de Castro

O Governo do Paraná já está com as propostas das empresas que disputam a licitação da obra de construção do Contorno Norte de Castro. O Contorno fará a ligação entre as rodovias PR-151 e PR-090 (Distrito Industrial I e II), e o objetivo é desviar o tráfego pesado da cidade.

A sessão de abertura dos envelopes contendo as propostas foi realizada na última sexta-feira (17). Agora, cabe ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) analisar os documentos que decidirão a vencedora da licitação.

Além da implantação dos pouco mais de 15 quilômetros do Contorno, as intervenções contemplam a construção de duas obras de artes especiais: um viaduto sobre a PR-151 e uma ponte sobre o rio Iapó, que corta a região.

A obra está incluída no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná e conta com financiamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).

Desenvolvimento

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, destacou a importância do empreendimento para o desenvolvimento econômico dos Campos Gerais.

“Estamos falando de um investimento de mais de R$ 110 milhões. Tirar esse projeto do papel é a garantia de incentivar o progresso para Castro e região”, disse. “Com a viabilização do deslocamento entre os distritos industriais, o escoamento de boa parte da produção será facilitado. Além disso, o fluxo de veículos pesados dentro da cidade vai diminuir consideravelmente”, pontuou.

Na prática

O Contorno terá extensão de 15,6 quilômetros e, em todo o segmento, haverá três interseções com vias já existentes na região. A primeira delas trata-se do viaduto sobre a PR-151, que terá 27 metros de extensão.

A segunda será uma interseção em nível, a partir de uma rotatória alongada, que dará acesso à cooperativa Castrolanda. Por fim, a terceira interseção foi projetada também em nível, já no entroncamento com a PR-090.

A velocidade máxima para todo trecho será de 80 km/h, com uma faixa de rolamento de 3,6 metros por sentido e acostamentos de 2,5 metros para cada lado.

A ponte sobre o rio Iapó terá 320,6 metros de extensão e 14 metros de largura. Neste segmento, a largura total da pista será também de 7,2 metros, acostamento de 3 metros, além de 40 centímetros de barreira de proteção para a ponte.

De acordo com o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, o prazo de execução de toda a obra é estimado em 24 meses. “A construção do Contorno não é das mais simples, até pela necessidade das obras de artes especiais presentes no trecho”, afirmou. “Estamos em conformidade com todos os trâmites exigidos pelo BID, que começaram com a realização de Consulta Pública no início do ano, a publicação do edital de licitação e agora as análises das propostas. Sem dúvida será uma importante obra para todo Paraná”, acrescentou.

Licitação

O processo de escolha da empresa ou consórcio vencedor acontece no modelo de Licitação Pública Internacional, em que o critério a ser avaliado nas propostas de preço é o menor valor oferecido, desde que atendidas as qualificações para habilitação técnica previstas no edital. Todos os documentos referentes a essa licitação estão disponíveis no site Compras Paraná.

Confira uma animação sobre a obra: https://www.youtube.com/watch?v=kLFYd2xhmD4

Em andamento

No momento, as obras de pavimentação da PR-090, no trecho que vai dar acesso ao Contorno ainda estão em andamento. O trecho tem extensão de 2,6 quilômetros e fica na intersecção da PR-340 com a 090, ponto conhecido como Cruzo. Pouco mais de 37% das obras estão concluídas. (Com assessoria)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail, website ou empresa não serão publicados.

Confira outros Posts