Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
Destaques 14/07/2020

Prefeito alerta sobre o avanço do novo coronavírus em PG; assista

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeito alerta sobre o avanço do novo coronavírus em PG; assista

O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) anunciou na segunda-feira (13) que caso Ponta Grossa entre em fase de alerta laranja, referente à pandemia do novo coronavírus, a cidade voltará com as primeiras medidas de prevenção à doença, que consistem, por exemplo, no escalonamento do comércio da cidade. Atualmente, a cidade possui bandeira amarela.

O pico

Rangel explicou que não se sabe quando será o pico da doença em PG, e que a decrescente no número de casos de domingo (12) para segunda-feira (13), não representa que o período de pico já passou.

"Hoje, registramos dois casos, mas isso não quer dizer que tivemos uma queda abrupta, o que nos mostraria que estaríamos descendo o pico da curva. Temos dezenas de novos testes que ainda estão sendo avaliados pelo Lacen [Laboratório Central do Estado do Paraná], que poderão ser positivados. Portanto, teremos números maiores durante a semana", explica o prefeito.

Os leitos 

Nesta segunda-feira (13), também foi divulgado que 90% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Universitário Regional (HU) estão ocupados. O HU é responsável por realizar o tratamento da Covid-19. O prefeito explicou que este é um sinal de alerta, mas que Ponta Grossa possui uma estrutura "robusta" para o atendimento ao vírus. Pois, segundo ele, existem outros hospitais com leitos de UTI em retaguarda, como por exemplo o Hospital Bom Jesus, caso haja uma lotação dos leitos do HU, estes leitos estarão disponíveis.

Transporte Público 

Foi anunciado que o transporte público vai receber álcool em gel para uso dos passageiros e será feito, de forma processual, cartões gratuitos para utilizar no transporte público, com o objetivo de evitar o contágio da doença por conta da rotatividade de dinheiro em espécie.

O prefeito também anunciou o número (42) 99144-1290 para que os passageiros enviem fotos e vídeos de terminais onde há aglomerações para que os órgão públicos estejam cientes e possam resolver a situação.

Ele também pediu à população que use máscara nos ônibus, e se caso não for possível ir sentado no transporte, que tomem distância de no mínimo 1,5 metro.

Assista: