Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Destaques 08/07/2020

Prefeitura vai disponibilizar Ivermectina para prevenção ao Covid-19, afirma Rangel

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura vai disponibilizar Ivermectina para prevenção ao Covid-19, afirma Rangel

O projeto que tem como objetivo o tratamento precoce contra o novo coronavírus, através do medicamento Ivermectina, foi anunciado pelo prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, nesta quarta-feira (08). Segundo a publicação do prefeito, a autorização para realização do projeto "foi emitida no dia de hoje, e uma junta com médicos e especialistas está preparando o protocolo com o coquetel de medicamentos que será distribuído para a população de PG, com segurança médica".

Eficiência do medicamento

Segundo a assessoria de PG, "o protocolo está sendo instituído como meio preventivo, afim de nortear e padronizar as condutas médicas no município, e antecipar a necessidade de prescrição destes medicamentos". A assessoria também explica que mesmo sem existir estudos que comprovem a eficiência do medicamento, existem estudos observatórios que apontam resultados favoráveis para contextos epidemiológicos.

"[...] não se trata de um protocolo impositivo, mas que dependerá da avaliação do profissional médico. Ao avaliar a necessidade poderá utilizá-lo como meio profilático ou também como tratamento em um segundo estágio da doença. Nesta avaliação pese também a sua interação com paciente, para que este tenha ciência dos riscos", afirma a assessoria.

Centro Operacional de Emergência

Em seu programa de rádio na Mundi FM, Rangel explicou que autorizou um protocolo de saúde baseado no medicamento, e que esta autorização é fundamentada em dados técnicos, e tem sido tomada em parceria com o Centro Operacional de Emergência (COE).

Estudos 

A assessoria do município também informou que foram realizados estudos diante dos casos epidemiológico de PG. Assim, foi possível analisar que 30 a 50 mil habitantes poderiam ser o público alvo desta medicação, por conterem alguma comorbidade, ou por pertencerem ao grupo de maiores de 60 anos.

Ivermectina

O medicamento é um vermífugo utilizado para combater infecções causadas por parasitas que se alojam no organismo, além de sarna, piolho e ácaros.

Foto: NSC Total

Atualizada 17 horas 25 minutos