Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
Ponta Grossa 19/06/2020

Programa Caminhos para a Cidadania inicia retomada de atividades no PR

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Programa Caminhos para a Cidadania inicia retomada de atividades no PR

O programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR, será retomado por meio do curso EAD para professores, com o conteúdo de Competências Socioemocionais, que será realizado entre os dias 22 de junho e 29 de julho. No Estado do Paraná, a iniciativa com o apoio da CCR RodoNorte e será realizada em nove cidades: Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul, Tibagi, Faxinal, Marilândia do Sul, Carambeí, Campo Largo e Ortigueira.

O objetivo da ação é oferecer diretamente para os professores reflexões que os ajudarão a colocar em prática as melhores atitudes no trânsito por meio do gerenciamento das suas próprias emoções. Dentro desse conteúdo, também recebem diversas sugestões de atividades que podem ser aplicadas aos alunos. Os professores de municípios que manifestaram interesse em participar estão recebendo convite para inscrição e poderão se cadastrar até os últimos dias disponíveis para a própria realização do curso na plataforma do programa.

A decisão da retomada do programa se deu após uma pesquisa realizada pela equipe gestora, com os educadores da rede de ensino público dos municípios participantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Mais de 80% indicaram que esse é um bom momento para se realizar o curso e que o tema seria interessante para ser trabalhado durante o período de isolamento social. A pesquisa apontou ainda que 97% consideram importante a manutenção das sugestões do Caminhos para a Cidadania para atividades às crianças, que são oferecidas no site www.caminhosparaacidadania.com.br e que fazem parte do conteúdo oficial do programa.

O Caminhos para a Cidadania

O programa é uma ação socioeducacional para alunos dos 4ºs e 5ºs anos da rede pública de ensino que leva os temas segurança no trânsito, cidadania e mobilidade urbana às escolas. Em 2019, o Caminhos para a Cidadania iniciou o uso de uma plataforma para a realização do curso livre EAD a professores, coordenadores municipais e pedagógicos. Em 2020, o programa tornou-se totalmente digital, inclusive para os alunos, mas, devido a pandemia, o cronograma sofreu alterações. Além dos conteúdos voltados aos municípios adeptos ao programa, o site conta com várias outras atividades, jogos e dicas disponíveis ao público geral. (Com assessoria)