Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
Destaques TV Doc 16/06/2020

Procurador-geral explica como será o decreto do toque de recolher em PG

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Procurador-geral explica como será o decreto do toque de recolher em PG

O toque de recolher, medida de prevenção contra o coronavírus que deve ser decretada na quinta-feira (18), será realizado nas sextas-feiras, sábados e domingos, das 23h às 6h do outro dia, segundo o procurador-geral do município de Ponta Grossa, João Paulo Deschk entrevistado pelo blogdodoc.com. O procurador explica que a decisão foi tomada, pois os registros de aglomerações aumentam nos finais de semana. Ele informa que uma multa de 10 Valores de Referência do Municípios (VRs), que gira em torno de R$ 800,00, será aplicada a quem desrespeitar o decreto.

O procurados faz parte do Comitê de Combate ao Coronavírus, que estabelece as medidas referentes À pandemia em Ponta Grossa. Na entrevista, ele explica que participam do Comitê o prefeito Marcelo Rangel, secretários, a Fundação Municipal da Saúde (FMS), e a procuradoria geral do Município.

"As decisões tomadas são técnicas [...]. Trabalhamos de acordo com a demanda, porque é uma situação nova para todo mundo. Não existe uma formula correta", afirma Deschk.

Casos registrados

O entrevistado explicou que os testes coletados na cidade são averiguados pelo Governo de Estado através do Laboratório Central (Lacen), e o resultado é encaminhado para Ponta Grossa. Ou seja, quem contabiliza a quantidade de testados positivos e descartados para o vírus é o estado do Paraná.

"Não há sub notificação. Se alguém tiver dúvida, basta procurar nos dados do estado e vai ver que o nosso é a cópia", comenta o procurados de PG.

Outros assuntos

O procurador Deschk, além de detalhar mais sobre o toque de recolher, também comentou sobre a compra de testes rápidos, sobre o decreto que determina apenas a circulação de pessoas sentadas dentro dos ônibus, e a situação do prefeito Marcelo Rangel, suspeito de ter contraído o Covid-19.

Confira a entrevista na íntegra na TV Doc.