Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Destaques 29/05/2020

Prefeitura reduz índice de despesa com pessoal em 2020

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura reduz índice de despesa com pessoal em 2020

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal da Fazenda, realizou na tarde de sexta-feira (29) audiência pública para prestação de contas do 1º quadrimestre de 2020, no plenário da Câmara de Ponta Grossa. Entre os números apresentados no balanço pelo secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, o destaque fica para a redução no índice de despesa com pessoal, que ficou em 52,74% no período, abaixo do limite máximo. Além disso, a Receita Corrente Líquida (RCL) registrou incremento de quase 2% em comparação com o 1º quadrimestre de 2019.

“Estes dois dados positivos que apresentamos hoje na Câmara são resultado de ações que vêm sendo realizadas pela administração há tempos, como as medidas de justiça fiscal, a recuperação de valores de inadimplência, queda de isenções, o programa Só É Dono Quem Registra, a atualização do georreferenciamento e diversas outras, permitindo a elevação da RCL no período. Somado a isso, com a manutenção da despesa de pessoal, foi possível diminuir o índice de gasto com pessoal abaixo do limite máximo. Se não fosse a pandemia, com redução das receitas de abril e maio, Ponta Grossa certamente estaria mais próxima do limite prudencial”, avalia Grokoviski.

Durante a audiência também foi detalhado os investimentos nas áreas de saúde e educação. Durante os primeiros quatro meses do exercício financeiro de 2020, a Prefeitura de Ponta Grossa já aplicou 13% do orçamento previsto para a Saúde, principalmente com o reforço nas ações de enfrentamento a pandemia da Covid-19. Na área da Educação, onde as atividades presenciais estão suspensas, mas as equipes estão realizando produção de conteúdo através da TV Educativa, já foi aplicado 5% dos recursos previstos para a área em 2020. (Com assessoria)