Fechar
Terça, 23 de abril de 2024
Terça, 23 de abril de 2024
Política 27/05/2020

Dr. Magno defende plano para retomada das aulas e normalização do comércio

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Dr. Magno defende plano para retomada das aulas e normalização do comércio

O vereador Dr. Magno Zanellato (PDT), médico-pneumologista, usou a Tribuna da Câmara na sessão desta quarta-feira (27) para apresentar e defender o que chamou de plano para a retomada das aulas e normalização das atividades do comércio em Ponta Grossa durante a pandemia no novo coronavírus. "Acho que é possível sim, com planejamento e estabelecimento de datas a serem seguidas", disse.

O médico-vereador argumenta que o número de casos e de óbitos no Paraná, embora estejam aumentando, seguem um crescimento padrão, sem o crescimento desenfreado.  O que se observa também em Ponta Grossa, Ele acredita que o isolamento social pode ser flexibilizado, mantendo a obrigatoriedade do distanciamento entre as pessoas, com uso de máscaras e lavagem das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Dr. Magno apresentou uma ideia de flexibilização em caráter de teste, só avançando caso o controle da doença permaneça. Para o comércio, ao invés de permitir a abertura escalonada de 2 dias na semana em alternância entre os segmentos, como está sendo feito, ampliar para três dias na semana.

Aulas

Na educação, ele defende a retomada das aulas também em caráter de teste, a cada duas semanas. Primeiro, liberando o ensino médio, depois o ensino fundamental e por fim o ensino infantil. Com intervalo de duas semanas e desde que não seja registrado aumento dos casos fora do comum.

"Peço que a bancada governista leve esse plano e discuta com o prefeito [Marcelo Rangel], pois podemos avançar na retomada dessas atividades", afirmou o médico-vereador, enfatizando que Ponta Grossa e o Paraná está com uma boa retaguarda de leitos de UTI para atender os pacientes com Covid-19 dentro do padrão de avanço de casos atual.

Em relação às aulas, tanto o governo do Estado, quanto o Municipal, trabalham com uma perspectiva de retomada em agosto, a depender da avaliação dos órgãos de saúde. Sobre o comércio, a Prefeitura tem avançado na liberação de diversos segmentos, com o estabelecimento de regras para cada setor conseguir atender sem provocar aglomerações e contato entre as pessoas.