Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Ponta Grossa 27/05/2020

Alunos da UniSecal têm aula prática com jornalista paraguaio

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Alunos da UniSecal têm aula prática com jornalista paraguaio

Durante o curso de Jornalismo da UniSecal, os alunos contam com duas disciplinas diferenciadas na grade curricular: Espanhol e Inglês. Dessa forma, os acadêmicos saem ainda mais preparados para o mercado de trabalho. E em busca de um amplo aprendizado prático e teórico, os estudantes receberam em 21 e 25 de maio duas aulas com o jornalista Mat Torraca Ruiz Diaz, diretamente da cidade de Pedro Juan Caballero, na região de Amambay, no Paraguai.

A atividade aconteceu via plataforma digital, dentro da disciplina de Espanhol, e teve como objetivo mostrar aos alunos da UniSecal quais estão sendo os desafios da imprensa na cobertura jornalística da pandemia da covid-19 no país vizinho. Além disso, os futuros jornalistas tiveram a oportunidade de realizar perguntas em espanhol para Mat, possibilitando que eles já treinem a fala e a compreensão do idioma estrangeiro.

Segundo Mat, que trabalha com Jornalismo há nove anos, foi a primeira vez que ele participou de uma conversa com estudantes brasileiros do ensino superior. “Mais do que falar sobre os obstáculos da profissão durante este período, pude mostrar uma visão diferente da realidade entre cidades com fronteiras”, explicando que a cidade onde mora, Pedro Juan Caballero, faz divisa com o município do Mato Grosso do Sul, Ponta Porã (MS). Lá, as fronteiras da cidade foram fechadas por conta do novo coronavírus e não tem data para abertura.

Oportunidade única

Mesmo com a pandemia, os alunos têm recebido palestras on-line com a participação de jornalistas de várias regiões. Recentemente, a assessora de comunicação do Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC), Bianca Machado conversou com os acadêmicos sobre como funciona uma assessoria de imprensa em um time de futebol com visibilidade nacional.

De acordo com o coordenador do curso de Jornalismo, Dr. Helton Costa, essas aulas digitais têm possibilitado que os estudantes tenham oportunidades únicas de aprendizado. “Têm proporcionado uma vivência aos alunos para que eles entendam a atuação dos jornalistas em diferentes localidades. Conhecer isso, ajuda no crescimento pessoal e profissional deles”, explica o docente.

Conhecimento

Para a acadêmica Bruna Pedroso, a aula com Mat Torraca foi rica em conhecimento. “Essa aula em Espanhol, especificamente, ajudou não somente a superar a vergonha de falar outro idioma, mas também para treinar a atuação como futura jornalista. Além disso, pudemos entender como tem sido o trabalho dos profissionais do Paraguai nessa situação de pandemia”, comenta Bruna, que destaca que as palestras on-line têm sido uma alternativa agradável de estudo.

Com uma emissora de curto alcance chamada Interactiva TV, Mat agradeceu a oportunidade dada pela UniSecal. “A aula foi muito estimulante, pois teve fluidez e atenção dos participantes, isso torna nosso trabalho muito mais prazeroso”, finaliza o jornalista, que também comentou sobre a importância da busca da imparcialidade no Jornalismo. (Com assessoria)