Política

Canal de educação política entra no ar em Ponta Grossa

Você entende como funciona a política e o valor que ela tem em sua vida? Essa é uma pergunta muito importante a ser feita para aquelas pessoas que dizem não gostar do assunto. Porque é comum que o cidadão que não se interessa pelo tema também desconheça como as decisões que impactam diretamente na sociedade acontecem.

Pensando nisso, o jornalista e professor universitário Edson Gil Santos Junior lança nesta quarta-feira (27) o canal do Youtube Bora Debater Política. O objetivo é explicar de maneira descomplicada e até divertida como as coisas funcionam na política brasileira.

“Vamos começar do básico como o que faz um vereador, quando é função da Câmara ou da Prefeitura, o que são os três poderes, entre outras coisas. A ideia é trazer esse conhecimento para que as pessoas, além de entenderem o sistema político, também saibam o que podem cobrar e de quem cobrar”, explica o Edson. Segundo ele, a primeira temporada tratará do âmbito municipal, com destaque para o Poder Legislativo, deixando as esferas estadual e federal para a sequência dos vídeos. “Dividimos desta forma para ficar bem didático e simples de assimilar, para que seja gostoso de acompanhar”, justifica.

Capacitação do cidadão

O canal Bora Debater Política trará conteúdo novo a cada semana, totalizando em média oito vídeos curtos por temporada. “Nosso objetivo é audacioso, queremos ajudar na capacitação do cidadão para escolher melhor seus representantes. Nossa abordagem é apartidária e técnica, curta para não tomar muito tempo, mas direta naquilo que pensamos que seja fundamental”, aponta o professor, que vê o crescimento no interesse das pessoas pelo assunto.

“Já contamos com uma maior participação da população na política, porém esta participação não é qualificada e por isso é tão violenta nas palavras e na forma de agir. A política existe para obter o consenso entre impasses de interesse sobre o que é público e, mesmo contando com zonas de pressão, deve acontecer de forma pacífica”, diz.

Experiência na Europa

Esta não é a primeira iniciativa de Edson Gil sobre o tema. A educação política é o objeto de estudo do professor, que em 2017 esteve em Portugal para sua pesquisa no Parlamento Europeu e na Assembleia da República Portuguesa.

Doutorando em Ciência Política na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Gestão Pública, ele ministra cursos em entidades como a União dos Vereadores do Paraná (Uvepar), por exemplo. E seu interesse na capacitação política o levou a desenvolver na Câmara de Palmeira o projeto Escola do Legislativo e Parlamento Jovem, que além de premiado no Paraná, foi adotado pelo Senado Federal como sugestão para ser implementado em municípios de até 70 mil habitantes. Ele também cursou o Renova BR Cidades (curso para formação de lideranças políticas) e é embaixador da ONG Politize.

No Bora Debater Política Edson Gil dá vida a personagens engraçados como forma de chamar a atenção do público para o assunto. Além do canal no Youtube, os vídeos serão replicados também nas páginas do Facebook, Instagram e Twitter do projeto. (Com assessoria)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail, website ou empresa não serão publicados.

Confira outros Posts