Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Destaques 06/05/2020

Câmara mantém veto e PG não terá volta dos blocos de papel no EstaR

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Câmara mantém veto e PG não terá volta dos blocos de papel no EstaR

Ponta Grossa não terá a volta dos blocos de papel no sistema de controle do Estacionamento Regulamentado (EstaR). O veto do Executivo ao projeto que tratava do tema foi mantido na sessão desta quarta-feira (06) da Câmara, com 11 votos favoráveis ao veto e 8 contrários - para derrubar um veto são necessários 12 votos contrários (maioria absoluta do plenário).

O projeto, de autoria do vereador Valtão (PRTB), determinava ainda que a cobrança do EstaR fosse efetuada de forma fragmentada, descontando o tempo exato que o veículo ficou estacionado. Com a manutenção do veto, essa mudança também não ocorrerá.

A justificativa do veto foi de que as mudanças são contrárias ao interesse público. O bloco de papel foi considerado um retrocesso ao sistema do EstaR pelo Executivo e a cobrança fragmentada é tida como sem possibilidade de ser implantada pela dificuldade de fiscalização.

Evolução do aplicativo

Os vereadores favoráveis ao veto argumentaram que o aplicativo do EstaR evoluiu bastante desde que foi implantado e não viam a necessidade do retorno dos talões de papel. "As pessoas que eram contra hoje são a favor", ressaltou o vereador Sebastião Mainardes Junior (DEM), que votou a favor do veto.

Vontade popular

Já aqueles que defenderam a derrubada do veto e a manutenção das mudanças colocaram como justificativa em seus discursos a vontade popular para a volta dos blocos e a justiça fiscal com a cobrança fragmentada. "O aplicativo estava ruim, melhorou, mas pode avançar. Por que pagar 30 minutos se fica apenas 10 minutos? Não é justo. Inclusão e justiça esse projeto proporciona", afirmou Valtão.

A manutenção do veto foi uma vitória da base governista, liderada pelo vereador Vinícius Camargo (PSD), e consequentemente, do prefeito Marcelo Rangel (PSDB).

Votaram pelo veto:

Daniel Milla (PSD), Felipe Passos (PSDB), Maurício Silva (PSDB), Vinícius Camargo (PSD), Divo (PSD), Florenal (PSD), Mingo (DEM), Pastor Ezequiel (Avante), Rudolf Polaco (PSL), Dr. Zeca (PSL) e Sebastião Mainardes (DEM).

Votaram contra o veto:

Eduardo Kalinoski (SD), Jorge Magalhães (SD), Pietro Arnaud (PSB), Guiarone (PRTB), Ricardo Zampieri (Republicanos), Valtão (PRTB), Dr. Magno (PDT) e George (Pros).

Os vereadores Celso Cieslak (PRTB), Paulo Balansin (PSD) e Professora Rose (DEM) não participaram da sessão. Suas ausências foram justificadas.