Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
Destaques 04/05/2020

Menos de 9% do eleitorado tem filiação partidária em PG; confira o ranking por partido

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Menos de 9% do eleitorado tem filiação partidária em PG; confira o ranking por partido

Ponta Grossa possui 21.273 mil filiados partidários e 31 partidos políticos em atividade, dos 35 existentes em todo Brasil. O número representa 8,9% dos eleitores aptos a votar na cidade, que são 239.073 mil até o momento. No ranking dos partidos com mais filiados em PG, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) lidera com mais de 9 mil filiados. E a última colocação fica com o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), com apenas 13 filiados. Os dados foram retirados do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e através do Fórum do Tribunal Regional Eleitoral de Ponta Grossa.

Porcentagem de filiados e participação política

No Paraná, 12,4% representa a quantia de pessoas filiadas a partidos político, porcentagem próxima a que corresponde o Brasil, com 12% do eleitorado. Para o doutor em ciência política e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Emerson Cervi, mesmo que o número de filiados em Ponta Grossa seja inferior quando comparado ao âmbito estadual e nacional, a porcentagem não representa menor participação política na cidade.

“Não há estímulo para filiação, a não ser para um grupo específico, dos candidatos e pré-candidatos (...). Não podemos confundir participação política com filiação. Qualquer um pode participar sem ser filiado, mas ninguém pode ser candidato sem ser filiado, e ser candidato é um tipo de participação, e não a única”, afirma o professor.

Na última eleição municipal (2016) 176.226 eleitores foram às urnas e nas eleições nacionais (2018) 201.999 eleitores em PG. Além disso, dos 222.716 eleitores regulares contabilizados na eleição de 2018, 21.643 deles não contabilizaram votos, o que representa 9% do total.

Ranking

No ranking dos partidos filiados em Ponta Grossa, a sigla que possui mais adeptos é o MDB. Porém, o partido não possui nenhuma cadeira na Câmara de Vereadores de PG, não candidatou nenhum integrante na última eleição municipal para prefeito e o mdbista que concorreu ao cargo de deputado estadual nas eleições de 2018, não foi eleito.

A redação do Blog conversou com Julio Kuller, presidente do MDB local, para comentar a situação da sigla, que mesmo sendo o maior partido da cidade em número de filiados vive um momento de pouca representatividade na política municipal. Segundo ele, muitos destes filiados vêm dos longos anos de existência do MDB, que é o antigo Partido Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). São pessoas que se vincularam à sigla há mais de 20 anos, e seguem vinculadas, mas que hoje não militam mais.

Do outro lado, o partido com menor número de filiados, o PSTU, não possui diretório na cidade, o que para Wagner Negrelo Biscaia, membro do partido há 4 anos, pode ser a causa da pouca adesão à sigla.

"No PSTU os filiados possuem um perfil mais recente, os primeiros que aderiram à sigla são de 2009. Por falta de diretório, o PSTU não concorrerá às eleições em Ponta Grossa".

Diferença de números

O Blog procurou o Fórum Eleitoral de Ponta Grossa para confirmar os dados obtidos junto ao site do TSE. Segundo o chefe de cartório da 14ª Zona Eleitoral, Júnior César Borges, os números de filiados ainda podem sofrer alterações por conta de atualizações no sistema do TSE. Entretanto, não deverá apresentar aumento significativo no total de filiados.

Disputa em PG

O atual prefeito Marcelo Rangel cumpre seu último ano de dois mandatos, portanto não haverá reeleição na cidade. Para Emerson, é preciso esperar para ver como será a campanha de cada candidato, diante dos impactos do coronavírus, mas a não existência de reeleição no cenário político da cidade pode deixar a disputa acirrada. Porém, o cientista ressalva, “se houver um candidato muito à frente dos demais, há uma tendência de desestímulo”.

Coronavírus

Sobre os eleitores irem às urnas nas eleições municipais deste ano diante da pandemia do coronavírus, Emerson afirma que acredita ser difícil as pessoas não votarem por medo da Covid-19.

Confira o ranking

 

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

 

Atualizado 05/04/2020 às 15:30