Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Ponta Grossa 24/04/2020

Prefeitura recebe novas doses de vacina contra Influenza

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura recebe novas doses de vacina contra Influenza

A segunda fase da Campanha contra a Influenza teve início em 16 de abril com um quantitativo inicial de 11000 doses. Hoje (23), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu novas doses para dar continuidade nas aplicações. A partir de amanhã (24), 12000 doses de vacinas estarão disponíveis nas salas de vacina e pontos estratégicos espalhados pela cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, das 13h às 16h.

O público-alvo para a segunda fase da campanha é composto por portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Para que todo o público-alvo seja imunizado o departamento da Atenção Primária e também a Imunização municipal traçaram estratégias.  Foram adotadas ações específicas para atender o público, realizando vacinação extramuros na Viação Campos Gerais (VCG), quartel da Guarda Municipal, unidades de atendimento a menores infratores e também foi iniciada a vacinação da população privada de liberdade, que segue até amanhã (24).

“Nesta fase, a vacina contra a gripe está disponível nas salas de vacina do Município, onde qualquer pessoa do público-alvo pode receber a dose desta vacina e quem tiver entre 20 e 49 anos recebe um reforço da vacina do Sarampo”, explica a enfermeira Daniele Fabian.

Até o momento a FMS vacinou mais de 48.000 pessoas, sendo 104% da população de idosos e de trabalhadores de saúde 85%. Dos demais grupos preconizados a FMS não tem como avaliar a cobertura, pois ainda não está disponível no sistema.
Próximas ações extramuros

- 24/04/2020: 1º batalhão da Polícia Militar na Ronda - 9h às 15h30.
- 27/04/2020: Caminhoneiros no posto da PRF furnas (BR 376 km 509, saída para Curitiba) - das 14h às 18h.
- 28/04/2020: 13° BIB e vacinação dos Caminhoneiros no posto da PRF -Furnas (BR 376 km 509 sai da para Curitiba) - das 14h às 18h.
- 29/04/2020: 13º BIB / RCC / Esq. CMDO - 9h às 15h30.
- 29/04/2020:  Drive Thru na Rodoviária - 9h às 16h.
- 30/04/2020: Drive Thru na Rodoviária - 9h às 16h.

Documentos necessários para vacinação

Na nova fase da campanha foram incluídos diversos públicos, cada um deles deverá comparecer com uma documentação específica, além da carteira de vacina e o cartão SUS.

- Crônicos: Declaração emitida pela UBS e de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Este público será vacinado em uma das salas fixas de vacina, pois deverá se deslocar até lá para pegar a declaração e já recebe a dose.

- Profissionais das forças de segurança e salvamento/ Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários: Documentos que comprovem a ocupação dos usuários dos grupos para recebimento da vacina contra a Influenza.

- Funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade: Este público terá a distribuição e a aplicação das vacinas realizadas pelo setor de imunização municipal.

Para os portadores de doenças crônicas não transmissíveis mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. “O médico pode indicar a vacina para o paciente que desejar, porém as vacinas aplicadas pela rede pública só serão feitas se no receituário constar uma das indicações das categorias de risco clínico do informativo do Ministério da Saúde”, destaca Daniele.
Os usuários já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS devem se dirigir as UBS, que estão cadastrados, para solicitar a declaração e conseguir a vacina.