Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Ponta Grossa 20/04/2020

ACIPG encerra 1ª temporada de lives emergenciais

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
ACIPG encerra 1ª temporada de lives emergenciais

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) encerrou na última sexta-feira (17), a primeira temporada de lives que trataram de diversas áreas que são diretamente afetadas com a pandemia da Covid-19. As lives fazem parte do Programa de Apoio ao Empresário Associado (PAE) criado pela instituição, que tem como objetivo o amparo e reestruturação empresarial, criado pela ACIPG neste momento difícil.

Participantes 

Na última sexta-feira participaram a advogada Caroline Schoenberger, o médico especialista em cirurgia torácica e pneumologia Magno Zanellato e a cardiologista Liliana Pilatti, como também do presidente da ACIPG, Douglas Fanchin Taques Fonseca. Foi abordada a situação do sistema de Saúde na cidade para o enfretamento da COVID-19 e a possibilidade segura de reabertura do comércio local. Zanellato apresentou dados de um estudo comparativo que fez sobre o novo coronavírus considerando fatores como densidade demográfica urbana, expectativa de vida, idade média das pessoas infectadas, índice de transmissibilidade, temperatura média dos países, bem como as posturas de distanciamento e isolamento social que adotaram.

“A intenção foi criar um senso crítico para o debate. Falta questionamento nos órgãos formadores de opinião”, afirma o médico.

Estrutura dos hospitais 

Além disso, Zanellato aponta que Ponta Grossa conta com estrutura ociosa para o atendimento da doença. Ele conta que os hospitais estão preparados há um mês, não fazendo cirurgias eletivas para não ocupar vagas de UTI, deixando disponível a estrutura hospitalar para suportar o tratamento de uma grande quantidade de pacientes.

“Temos hospitais com leitos de UTIs reservados, no Hospital Regional tem 10 leitos e mais uma ala de 20 leitos tem um andar inteiro livre, no Hospital Bom Jesus tem um andar inteiro livre, no Hospital Unimed, na Santa casa, sabemos que estão preparados. A estrutura está subutilizada para um momento crítico. O isolamento social seria para permitir que o sistema hospitalar se organize para uma grande quantidade de atendimentos graves e isso já aconteceu”, explica.

Reabertura do comércio em PG

Para o presidente da ACIPG, a informações compartilhadas na live reforçam o posicionamento da ACIPG para a reabertura do comércio em Ponta Grossa.

“Comércio fechado é um desastre e mais ainda para o profissional liberal, que para de trabalhar e para de receber. É importante que as pessoas cumpram as determinações da Prefeitura e do Ministério da Saúde. A partir das pessoas levarem a sério e se cuidarem, tem como ir liberando esta demanda. Quanto antes pudermos flexibilizar com responsabilidade melhor será para a economia local”, finaliza Fonseca.

Lives ACIPG

O diretor de Comunicação e Marketing da ACIPG, Athos Sá, ressalta que o objetivo das lives foi cumprido neste primeiro momento. Ele conta que uma nova temporada está sendo formulada com assuntos mais pontuais.

“Estabelecemos um canal direto com os empresários, os municiando de informações pertinentes para que tomem decisões assertivas, diante das dificuldades ocasionadas pela epidemia que ocorre no país. Estamos em estudo de uma nova fase com temas mais específicos”, disse, Sá, que salienta o foco da instituição agora no projeto Conexões ACIPG, que oferece cursos on-line para os empresários.

Acesse as lives da ACIPG: https://www.youtube.com/user/acipg

Conexões ACIPG

Desde a última semana, a instituição oferece o Conexões ACIPG que é um programa de qualificação emergencial que está vinculado ao Plano de Apoio ao Empresário Associado (PAE) e visa preparar os empresários e seus funcionários neste momento de pandemia do Novo Coronavírus. São mais de 20 treinamentos on-line, com certificação, oferecidos com profissionais renomados. Os cursos diários acontecem às 20 horas com agenda já estabelecida até o final do mês de maio

Para mais informações sobre o Conexões ACIPG e os treinamentos disponíveis, acesse:
https://www.acipg.org.br/conexoes/ . (Com assessoria)