Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Destaques 19/04/2020

Sétimo caso de coronavírus não é transmissão comunitária, segundo OMS

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Sétimo caso de coronavírus não é transmissão comunitária, segundo OMS

Na tarde do sábado (18) a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa informou aos veículos de comunicação sobre um novo caso de Coronavírus na cidade. Além deste dado o documento trouxe a informação de que o caso se tratava do primeiro paciente com transmissão comunitária, o que está incorreto, pois o cidadão é profissional da área de saúde da instituição privada Unimed.

De acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), este caso não deve ser considerado transmissão comunitária, mesmo que não tenha sido possível identificar qual foi a fonte de transmissão, pois o cidadão trabalha dentro do estabelecimento de saúde.

Sobre o paciente

O paciente é do sexo masculino, com faixa etária entre 20 e 29 anos, não tem histórico de viagem ou contato com algum paciente suspeito da doença. A vigilância epidemiológica passará a realizar contato telefônico diário para obter informações a respeito do quadro do paciente e sobre os contatos domiciliares e próximos. O paciente encontra-se em casa em estado estável, realizando isolamento domiciliar.

A PMPG está reforçando as orientações aos funcionários que trabalham diariamente em contato com a população. A FMS tem tomado todas as medidas necessárias de acordo com o protocolo vigente do Ministério da Saúde. Acredita-se que o novo caso entre no Boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) entre hoje e amanhã.

Até o momento o município conta com sete casos confirmados, sendo cinco já recuperados e dois em monitoramento. (Com assessoria)