Ponta Grossa

Prefeitura recebe máscaras confeccionadas por detentos do DEPEN

Na tarde desta quinta-feira (16) o prefeito Marcelo Rangel, juntamente com os secretários de Saúde, Angela Pompeu e Rodrigo Manjabosco, e secretário de Governo, Fabrizio Busato, estiveram no Departamento Penitenciário (DEPEN) de Ponta Grossa para receber máscaras de proteção, confeccionadas pelos detentos do local. Ao todo foram entregues 3600 máscaras, elas serão distribuídas para todos os funcionários que estão na linha de frente do combate ao Covid-19.

Máscara

As máscaras estão sendo produzidas através da parceria entre Prefeitura e DEPEN. O município disponibilizou equipamentos, tecidos e insumos para a confecção do material e a direção do DEPEN entrou com a mão de obra através dos custodiados.

“Estamos realizando um trabalho diferenciado, onde todas as regionais estão envolvidas. Temos a parceria com a Prefeitura, com empresários e também com industrias, a intenção é intensificar a atividade e entregar mais máscaras”, destaca o coordenador Regional do DEPEN de Ponta Grossa, Luiz Francisco da Silveira.

Atualmente, cerca de 30 detentos estão trabalhando na produção das máscaras, porém durante a entrega realizada hoje, a coordenação sinalizou a ampliação do número de envolvidos na confecção, podendo trabalhar em dois turnos. Os detentos que confeccionam as máscaras são aqueles que apresentam bom comportamento e aptidão com o trabalho.

“Tínhamos seis máquinas de costura, elas eram usadas para confecção dos uniformes, mas agora estamos com aproximadamente 25. Devido ao grande volume de pedidos que estamos recebendo, todas serão usadas para produzir as máscaras. Também vamos ampliar nossa produção, hoje temos 30 detentos trabalhando em um turno, a partir da próxima semana passarão a ser dois turnos, ou seja, vamos dobrar o volume da produção”, completa Silveira.

Importância do trabalho

Durante a entrega do material o prefeito Marcelo Rangel teve a oportunidade de conversar com os detentos que estão costurando as máscaras.

“Foi uma ótima oportunidade para repassar a importância do trabalho que eles estão realizando neste momento. Todo o mundo está vivenciando esta pandemia e eles estão, de alguma maneira, nos ajudando a se prevenir. É através deste trabalho, em conjunto com os investimentos que o governo está fazendo, que nossas equipes estão mais seguras, pois as máscaras são para eles. Acredito que pude representar cada cidadão com as minhas palavras de agradecimento”, diz Rangel.

As equipes que receberão o material são as que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Hospitais Municipais e demais serviços de urgência e emergência.

“Neste primeiro momento estamos entregando para estes profissionais que trabalham diretamente no combate ao Covid-19. Pretendemos distribuir para a população em geral também, mas enquanto isso não é possível recomendamos que as pessoas que puderem confeccionem sua própria máscara em casa”, finaliza o prefeito. (Com assessoria)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail, website ou empresa não serão publicados.

Confira outros Posts