Está nas mãos do Poder Judiciário o fechamento ou não do comércio em Ponta Grossa. Uma ação solicitando o fechamento imediato do comércio, como forma de evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19), foi proposta na manhã desta terça-feira (14) pela promotora do Ministério Público do Paraná, Fernanda Basso Silvério. A ação tramita na Vara da Fazenda Pública do Município, a qual caberá tomar a decisão.
Ainda na manhã desta terça-feira, o prefeito Marcelo Rangel afirmou que não vai se opor a uma decisão judicial.
O comércio em Ponta Grossa foi reaberto, por escala, no dia 06 de abril, depois de 15 dias fechado. Porém, o movimento de pessoas nas ruas, mesmo com a escala por segmentos de comércio, foi grande, provocando aglomerações em vários locais. Fato que contraria as recomendações dos órgãos sanitários e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter o Covid-19.
Ainda na segunda-feira (13), a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) havia se manifestado pela ampliação da reabertura do comércio, desde que tomadas as medidas de higienização e de prevenção à propagação do vírus. Agora, porém, a decisão ficará com o Judiciário.
Atualizada às 14h52