Fechar
Sábado, 27 de abril de 2024
Sábado, 27 de abril de 2024
Destaques TV Doc 03/04/2020

Coronavírus: Prefeitura de PG elabora plano para movimentar economia da cidade

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Coronavírus: Prefeitura de PG elabora plano para movimentar economia da cidade

Na tarde desta sexta-feira (03), o prefeito Marcelo Rangel (PSDB), através de uma live em rede social da Prefeitura, anunciou novas medidas referentes à reabertura do comércio que acontece na próxima segunda-feira (06). Também divulgou informações sobre a educação municipal, a prorrogação de pagamento do Imposto Sobre Serviço (ISS), a volta dos servidores da Prefeitura, o novo formato da TV Educativa, e a nova forma de funcionamento dos shoppings.

Reabertura do comércio por 7 dias

Para a retomada do comércio, o empresário deve ir até o portal da Prefeitura, onde encontrará o aplicativo Hora Certa, e fazer o cadastro da empresa.

A reabertura será feita de forma controlada de acordo com o seguinte cronograma:

-Segunda e quinta: comércio de eletrodomésticos e utilidades domésticas;

-Terça e sexta: vestuários e artigos pessoais;

-Quarta e sábado: as demais atividades que não são proibidas.

  • -domingo: nenhuma atividade

Atividades proibidas:

Shoppings centers, teatros, cinemas, casa de espetáculos, restaurantes (atendimento em mesa), casas noturnas, clubes, associações recreativas, academia de ginástica, cultos e atividades religiosas. A rodoviária e o aeroporto permanecem fechados e aeroporto.

Durante a live, o prefeito reafirmou que este modelo de reabertura é momentâneo, por isso é importante a responsabilidade em seguir todas as instruções e exigências dispostas no aplicativo Hora Certa. Caso contrário, a Prefeitura prefere cancelar as atividades.

Imposto Sobre Serviço

O ISS foi prorrogado em até 90 dias para contribuintes do Simples Nacional. Para microempreendedores individuais a prorrogação é de até 180 dias. A ideia da Prefeitura é de dar um fôlego para as empresas que já estão sofrendo com a pandemia.

Servidores 

Com os servidores da Prefeitura, será feita uma escala com os servidores que vão trabalhar a partir de semana que vem. Pessoas acima de 60 anos e gestantes, não voltarão às atividades. Os atendimentos serão realizados com hora marcada, atendimento personalizado, afim de evitar aglomerações. O agendamento será realizado através do telefone: (42) 3220-1208, entre 10h e 16h.

A Agência do Trabalhador 

Volta funcionar por agendamento através de telefone, especialmente para saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre às 10h e 16h.

TV Educativa e Educação

A TV Educativa municipal vai funcionar como uma TV Escola. Os professores vão poder entrar em contato com os alunos e familiares através do canal. A intenção é não perder o ano letivo nas escolas municipais.

Funcionamento dos shoppings

Os shoppings estão dentro das atividades proibidas, por isso a Prefeitura elaborou uma dinâmica de drive-thru para que as lojas possam fazer suas vendas. A compra pode ser feita através de aplicativo e paga também por aplicativo ou na hora da retirada, somente com cartão. Para retirar, o estacionamento estará aberto como um drive-thru e o motorista retira e paga, caso necessário, sem sair do carro.

Durante a transmissão ao vivo, o prefeito Marcelo Rangel enfatizou diversas vezes para que haja colaboração e responsabilidade de todos nessas novas medidas. Caso as medidas não sejam respeitadas, elas serão canceladas.

Acesse e assista a live na íntegra: