Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Política 02/04/2020

Wosgrau e mais dois vereadores confirmam filiação ao PRTB

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Wosgrau e mais dois vereadores confirmam filiação ao PRTB

Mesmo em meio à epidemia do coronavírus, o calendário para as Eleições Municipais não foi alterado, e o prazo para filiações com finalidade de futuras candidaturas vai até esta sexta-feira (03), seis meses antes do pleito. Nesta semana, o ex-prefeito e pré-candidato Pedro Wosgrau Filho confirmou ao Doc.com a mudança de partido, deixando o Partido Progressista (PP) e se filiando ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).

Segundo Wosgrau, o convide para ingressar no PRTB partiu do presidente da sigla em Ponta Grossa, o coronel da reserva Marco Aurélio Czerwonka, bem como do vereador Valter José de Souza, o Valtão, que também deixou o PP para ir ao PRTB. Em termos de estrutura para uma possível candidatura a prefeito, o PRTB oferece poucos atrativos, já que não conseguiu eleger deputados federais suficientes para atingir a cláusula de barreira, que permite o acesso do partido ao Fundo Partidário e Fundo Eleitoral.

Portanto, para viabilizar uma candidatura, lá nas convenções de final de julho, começo de abril, Wosgrau precisaria ter o apoio de outras siglas que terão aporte financeiro para uma eventual disputa majoritária em Ponta Grossa, bem como direito ao tempo de televisão durante o horário eleitoral gratuito.

Outro parlamentar que ingressará no PRTB é o Sargento Guiarone, que saiu do Partido Republicano da Ordem Social (Pros). Conforme a assessoria do vereador, a decisão foi tomada pela afinidade com o trabalho do vice-presidente da República, Hamilton Mourão.

Guiarone foi uma das surpresas na renovação da Câmara proveniente das Eleições de 2016. Muita gente não acreditava sequer na eleição de uma cadeira pelo Pros na oportunidade, mas o partido surpreendeu, e elegeu não só o cabeça de chapa, o vereador Valtão, como garantiu a segunda cadeira no Legislativo com Guiarone.

Agora, Valtão e Guiarone se juntam ao vereador Celso Cieslak no PRTB. Os três vão integrar uma futura chapa que poderá eleger uma cadeira na Câmara no pleito deste ano, ou duas se haver novamente uma surpresa de desempenho eleitoral.