Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Ponta Grossa 11/03/2020

Parceria entre UniSecal e Receita inaugura espaço de atendimento contábil em PG

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Parceria entre UniSecal e Receita inaugura espaço de atendimento contábil em PG

Com o objetivo de oferecer um atendimento gratuito e de qualidade à comunidade ponta-grossense, além de oportunizar um ensino prático aos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, a UniSecal, em parceria com a Receita Federal, inaugurou na última segunda (09), o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). O local, único na cidade de Ponta Grossa, atenderá as pessoas que necessitam tirar dúvidas relacionadas à área contábil, tudo gratuitamente.

O evento de lançamento do NAF aconteceu na UniSecal – Campus Ernesto Vilela e contou com a participação da Pró-Reitora Acadêmico-Pedagógica, Rúbia de Andrade Aguiar, bem como de professores e acadêmicos da graduação em Contábeis da instituição, além de representantes da Receita, Demetrius de Moura Soares e Rodrigo Tuchinski.

Segundo Demetrius, que é Delegado da Receita Federal de Ponta Grossa, a parceria com a UniSecal aconteceu pelo “fato de percebermos e identificarmos o potencial do centro universitário”, visto que a instituição já desenvolve inúmeros projetos sociais, via ‘Contabilizando Solidariedade’, como orientações sobre imposto de renda, MEI, destinação correta de lixo eletrônico, entre outros.

Atendimento à comunidade

O NAF tem como objetivo promover a educação fiscal por meio de atividades extensionistas, proporcionando conhecimentos acerca da função econômica e social dos tributos, bem como questões relacionadas à tributação – em especial sobre as obrigações tributárias.

Com a coordenação da professora Tanise Pereira Barreto Zadra e apoio de docentes e monitores, além da participação de alunos de Contábeis, o NAF funcionará na UniSecal – Campus Barão do Cerro Azul em três dias da semana:

- Terça-Feira, das 19h às 22h;

- Quarta-Feira, das 15h às 18h;

- Quinta-Feira, das 19h às 22h.

Os atendimentos realizados serão como auxílio à elaboração e orientações sobre Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), ajuda com inscrição e informações cadastrais de Cadastro de Pessoa Física (CPF), informações e regularização de CPF suspenso, Microempreendedor Individual (MEI), além de parcelamento simplificado.

De acordo com Tanise, a criação do NAF tem como objetivo o “apoio à população que, por ventura, tenha questões tributárias e dúvidas que necessitam de um amparo técnico, mas não tem condições de pagar um Contador. É uma facilidade de acesso à informação”, destaca a professora.

Além disso, a docente ressalta a felicidade em firmar essa parceria. “É muito gratificante. O fato de a Receita ter nos procurado é reflexo do profissionalismo que nós estamos entregando nos últimos anos”, aponta Tanise ao observar que o ‘Declare Certo’, projeto dentro do ‘Contabilizando Solidariedade’, está na sua 8ª edição.

Ensino que prepara para o mercado

A UniSecal é uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) pela sua qualidade de ensino, não à toa é hoje o único centro universitário 100% ponta-grossense. E uma das principais características da Instituição de Ensino Superior (IES) é preparar os acadêmicos para se destacarem no mercado de trabalho. Com a criação do NAF, tanto os acadêmicos como ex-alunos da graduação em Contábeis poderão colocar em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula.

Para a estudante que participará do ‘Núcleo’, Maíra Macedo, a união de prática e teoria é fundamental para sua formação profissional. “No meu caso, não tenho interesse em trabalhar em um escritório contábil. Já tenho um MEI e queria entender melhor o mundo do empreendedorismo. O NAF me ajudará a entender a dificuldade dos outros e como posso, através disso, crescer profissionalmente”, enfatiza a acadêmica do 7º período de Ciências Contábeis.

Além de Maíra, Demetrius e Tanise também são a favor da união de academia e extensão. “A parceria é vital neste contexto da formação do acadêmico, porque ela só se consolida na medida em que ele torna aquilo prático,” comenta o Delegado. “Esta prática contábil evidencia aquilo que realmente acontece e que, muitas vezes, não oportuniza em estudos de caso. Logo, quando você faz processos práticos e reais, o ganho no aprendizado é muito grande”, finaliza a coordenadora do NAF. (Com assessoria)

Serviço

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF);

Local: UniSecal – Campus Barão do Cerro Azul (Rua Barão do Cerro Azul, 827, Centro, Ponta Grossa, Paraná);

Horários: Terça e Quinta-Feira, das 19h às 22h. Quarta-Feira, das 15h às 18h;

Atendimento contábil gratuito.