Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa 13/02/2020

Ponta Grossa recebe Festival Internacional de Xadrez em junho

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Ponta Grossa recebe Festival Internacional de Xadrez em junho

Em uma parceria entre a Fecomércio e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), Ponta Grossa vai receber o Festival Internacional de Xadrez, evento que tem o objetivo de divulgar a modalidade esportiva em suas expressões educacionais, culturais, competitivas, artísticas e socializantes, reunindo enxadristas dos Campos Gerais e de todo o Brasil. A realização do Festival é do Centro de Excelência em Xadrez.

Nesta semana, o secretário da SMICQP, José Loureiro, iniciou as tratativas em reunião realizada com o secretário de Esportes, Marco Macedo; o presidente da Academia de Letras do Paraná, Ernani Buchmann; o enxadrista Jaime Sunye Neto; e a gerente do Sesc Estação Saudade, Mônica Diniz.

De acordo com Loureiro, a escolha para Ponta Grossa sediar o evento partiu do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, e que o Festival Internacional de Xadrez vai fomentar a economia da cidade.

“Além de toda a importância da prática esportiva, o evento vai contribuir para a movimentação na rede de hotéis, no comércio, nos estabelecimentos gastronômicos e no turismo em geral, reforçando a importância de Ponta Grossa diante do cenário estadual”, explicou.

O Festival Internacional de Xadrez acontece entre 16 e 18 de junho, na Estação Saudade. De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes, em torno de 100 mesas de xadrez estarão disponíveis para o campeonato. A expectativa da organização é receber de 700 a 800 participantes de vários lugares.

Títulos

Ponta Grossa foi campeã dos Jogos da Juventude e dos Jogos Abertos do Paraná no ano de 2019, nos naipes masculino e feminino. Por isso, a Federação de Xadrez do Paraná (Fexpar) reforçou a escolha da cidade de Ponta Grossa como sede.

“É importante ter esse tipo de evento na cidade, pois possibilita maiores experiências para os nossos atletas praticar o xadrez e conhecer as equipes de outras localidades, ainda mais que o evento contará com a participação de atletas importantes do xadrez”, ressalta o secretário Esportes, Marco Macedo. (Com assessoria)